Aumento de passagens de ônibus municipais de Cotia pode ocorrer nas próximas semanas

Por Bruna Santana – Repórter

O tão temido aumento de passagens de ônibus das linhas municipais de Cotia está sendo estudado pela Prefeitura de Cotia a pedido da empresa que monopoliza o transporte coletivo na cidade, a Danúbio Azul.

Em uma época de contenção de gastos e com a população fragilizada economicamente, muitas cidades já estão anunciando aumento do valor das passagens e, por aqui, o caso pode ser decidido em breve, como apurou a reportagem do Jornal Cotia Agora dentro da própria empresa.

Hoje as passagens custam R$ 4,50 e o reajuste pode variar entre 6% a 10% de acordo com as informações recebidas. O último aumento das passagens em Cotia ocorreu em 16 de janeiro de 2019. Por conta da pandemia, não teve reajuste em 2020 e 2021.

Outras cidades da Grande SP já reajustaram os valores neste início de ano, casos de São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Guarulhos, Franco da Rocha, Francisco Morato, Itapecerica da Serra e Suzano.

Cotia, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra estão com os aumentos em análise e sendo calculados para em breve ser anunciado o reajuste.

Cidades como Barueri e São Caetano do Sul ainda não anunciaram nada. Osasco e Santo André dizem que não farão o reajuste. No caso da Capital e Carapicuíba, aguardam subsídio do governo federal para não reajustar a tarifa, mas já circulam rumores que até o início de fevereiro ela sobe.

O bom exemplo vem de Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus, onde a tarifa é zero nas linhas municipais.