Bebida alcoólica suspende 13 CNHs por dia em todo o Estado

Todos os dias, uma média de 13 motoristas tem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa, pelo prazo de um ano, por serem flagrados dirigindo sob efeito de álcool e terem sua justificativa para a infração rejeitada em recursos.

Os números são do setor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) criado em novembro de 2015 apenas para julgar os recursos de motoristas notificados por dirigirem embriagados ou recusarem os testes de bafômetro. Os números foram divulgados pela Agência Estado, que revelou ainda a abertura de uma segunda unidade, em março, na capital, também para avaliar pedidos de todo o Estado.

O levantamento revela ainda que, de janeiro a dezembro do ano passado, 49 mil motoristas receberam as notificações por esse tipo de infração. As multas valem tanto para quem é pego no teste do bafômetro quanto aos que se recusam a fazê-lo. Desde o início dos julgamentos da nova Jari até o final de janeiro, foram avaliadas 1.023 defesas de motoristas que recorreram à multa de dirigir bêbado. E em apenas quatro casos a junta aceitou as justificativas. Quem conseguiu reverter a multa administrativa teve o carro usado por outro motorista ou o veículo furtado.

Antes da criação dessa Jari específica, os recursos dessas infrações eram julgados junto com as outras justificativas de penalidades. Nos departamentos tradicionais, foram julgados 3.818 casos de embriaguez ao volante. Os infratores se livraram da cassação da Carteira Nacional de Habilitação em 522 julgamentos e a média de condutores punidos foi de 10 por dia entre janeiro de outubro.

O alto índice de suspensões não parece inibir alguns motoristas. Em Osasco, um homem foi preso em flagrante, na última semana, por dirigir embriagado. A prisão aconteceu em um bloqueio durante a operação Centauro, organizada pela Delegacia Seccional de Osasco e que teve apoio de agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) e policiais militares. As equipes desconfiaram do comportamento do homem que trafegava avenida João de Andrade, no Jardim Santo Antônio. Ao avistar as equipes, ele ficou bastante nervoso e freou bruscamente o carro, chamando ainda mais atenção dos agentes, que se aproximaram do suspeito. Foi realizada a abordagem do veículo, e ao descer, o homem demonstrou sinais da embriaguez, como voz pastosa, odor etílico e falta de equilíbrio.

Ele foi levado à delegacia, onde foi elaborado o boletim de ocorrência no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, que se refere à embriaguez ao volante. Mas o motorista pagou uma fiança no valor de R$ 900 e foi liberado. O veículo ficou apreendido.

Além de ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses, quem for flagrado dirigindo alcoolizado recebe multa de R$ 1.915,40 e responde a processo administrativo junto ao Detran. Além disso, de acordo com quantidade de álcool no sangue, o condutor também pode responder por crime de trânsito.

Do Webdiario