Cadastramento biométrico já é obrigatório para eleitores de Cotia

O cadastramento biométrico eleitoral já é obrigatório para os moradores de Cotia. Quem ainda não se cadastrou agendar uma data e comparecer a um dos dois cartórios eleitorais da cidade. 
 
Segundo apurou o Jornal Cotia Agora, é provável que na eleição de 2018 todas as seções eleitorais terão a biometria. 
 
O que é o cadastramento biométrico? 
A biometria usa as impressões digitais para identificar o cidadão. O objetivo é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. 
 
Como funciona o recadastramento? 
Para o reconhecimento individual, são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. 
 
No caso do cadastramento feito pela Justiça Eleitoral, os dados são coletados por um scanner de alta definição. São coletados dados de todos os dez dedos da mão, mas apenas um é utilizado para identificar o eleitor no momento da votação. 
 
A coleta das digitais dura poucos segundos. Além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada. 
 
Quem deve fazer o recadastramento?
 
O cadastramento biométrico será obrigatório até 2018 para todos os eleitores, inclusive para aqueles em que o voto é facultativo (os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos), caso desejem continuar votando. 
 
O recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. 
 
Que documentos são necessários? 
Documento oficial de identificação e comprovante de residência atualizado. Para o primeiro alistamento, homens devem comprovar também a regularidade com o serviço militar. 
 
Onde fazer o recadastramento? 
Os eleitores devem comparecer a um dos dois cartórios de Cotia. O da 237ª Zonla Eleitoral fica na Rua Jorge Caixe, 306, na antiga Procotia. O da 286ª Zona Eleitoral fica na Avenida Professor Joaquim Barreto, 710, na Granja Carolina.

cartorio