Cadastro biométrico continua suspenso devido à pandemia

É falsa a informação que circula nas redes sociais de que todos os eleitores e eleitoras devem fazer a coleta biométrica neste ano ou serão impedidos de votar nas Eleições de 2022. O cadastro da biometria está suspenso desde o início da pandemia em 2020.

No entanto, em 2019, a Justiça Eleitoral de São Paulo promoveu revisões biométricas obrigatórias em 479 cidades de todo o Estado. Os que não atenderam ao chamado nos respectivos municípios – mais de 2 milhões – tiveram o título cancelado.

Em grande parte dos casos, os documentos são de eleitores que já não residiam mais onde mantinham o cadastro. Para saber a sua situação, o eleitor deve acessar o site do TRE-SP ou ligar para o telefone 148. O prazo final para a regularização é 4 de maio.

Nas eleições de 2020, esses cancelamentos não foram efetivados em razão da pandemia, mas valerão agora para as eleições de 2022.

O primeiro título ou a regularização estão disponíveis pela internet. Basta acessar o Atendimento Online no site do TRE-SP e solicitar alistamento (primeiro título), revisão ou transferência (caso tenha mudado de município).

A possibilidade de uso da biometria para aqueles que já haviam feito o cadastro antes da pandemia está sendo estudada pela Justiça Eleitoral para as eleições deste ano. Portanto, até o momento não há definição quanto ao protocolo sanitário a ser utilizado no pleito de outubro.