Câmara de Cotia recebe 1º Evento da Associação O Observatório

No próximo dia 26 de novembro, na Câmara Municipal de Cotia, ocorrerá o lançamento da primeira Associação de Controle Social e Políticas Públicas da região sudoeste de SP, a chamada “Zona Oeste Cidadã” ou simplesmente “O Observatório”.

O evento terá a presença de diversas lideranças e grupos sociais de segmentos variados da sociedade, entre eles o presidente da Apae Cotia (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) – Paulo Generoso, que será um dos oradores, falando sobre os desafios e cuidados das crianças portadoras de alguma deficiência.

Ainda contará com a presença dos grupos de movimentos sociais existentes e atuantes na cidade como o Direita Cotia – liderado pelo jovem Taylan Gusmão, um dos mais ativos líderes do movimento, participante da política local e nos bairros Jardim Miranda e Mirante da Mata, também garantiu presença o movimento Luta pela Liberdade, um grupo de atividades liberais e costumes conservadores.

Os movimentos mais alinhados à “esquerda ideológica” também farão parte deste evento como o Movimento Uneafro, representado pelo professor Wlisses Daniel Cabral.

Outro movimento recém-criado e atuante como uma vertente na cidade é o SOS Raposo Tavares, que busca a melhoria do fluxo e mobilidade da principal rodovia que corta a cidade e cobra do Governo de SP medidas para desafogar o trânsito da cidade em diversos pontos e gargalos.

Entidades e associações religiosas e sindicais também confirmaram presença ao evento, representante da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Jason Silva (advogado), assim como o bispo Paulo Philla, da Igreja Missionária Internacional Apostólica da Fé, além do Sindicato da Apeoesp e da OAB.

Autoridades públicas como o presidente da Câmara, vereador Castor e lideranças de partidos como NOVO, PSL, PSC e PSOL também foram convidados.

A organização do Observatório disponibilizou pela internet os ingressos para participação ao evento, os mesmos foram preenchidos nas primeiras semanas em 75% de seus lotes.

Os organizadores desejam realizar inúmeros eventos por Cotia e região, para garantir a ampla participação da sociedade, tendo vista que o primeiro evento foi realizado com algumas formalidades e rigores como “check in” de entrada dos convidados, assentos reservados, segmentação de público e sugeridos o uso de “caronas solidárias” para facilitar a logística e transporte local aos arredores do evento.

O apoio da Guarda Civil Municipal, assim como bombeiros profissionais, garantirá a segurança do evento, evitando riscos e ocorrências circunstanciais, e forte cobertura da imprensa local e regional.

O evento ainda contará com a presença ilustre do Consul de Taiwan, (Cheng Tse Tung) convidado a participar pelos organizadores e da Loja Maçônica Renascer e empresas convidadas.

O Observatório se originou no desejo de um grupo de cidadãos em ter na participação popular um instrumento democrático de controle das políticas públicas.

Em entrevista com o atual presidente da Associação – Cesar Andrade Filho, ele afirma com categoria:
Somos uma associação não governamental, sem fins lucrativos ou político-partidários, que tem por finalidade desenvolver projetos de interesse social, prevenir e combater a corrupção na administração pública. Acreditamos que a corrupção seja um fenômeno que impede a efetivação dos direitos fundamentais sociais (educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados) bem como põe em risco o próprio Estado Democrático e de Direito”.

Em uma segunda fala do presidente sobre a atuação do Observatório quanto as práticas de combate a corrupção do setor público ele reitera:
Se trata de uma prática sorrateira que obsta a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, capaz de reduzir as desigualdades sociais. Dessa forma, deve ser combatida pela sociedade como um todo, não somente pelas instituições de controle estatais”.

Quando perguntando sobre a atuação e participação popular do cidadão ele afirma em outro trecho:
Compreendemos que é nosso dever enquanto cidadãos exercer o controle social sobre as políticas públicas, isto é, ter uma participação efetiva na elaboração, na deliberação, na implantação, no monitoramento, bem como em sua avaliação”.

Sobre o uso de recursos públicos o Presidente Cesar foi enfático:
“Consideramos que zelar pelos recursos retirados da sociedade para subvencionar as atividades do Estado seja nossa grande missão. Nesse contexto, o OBSERVATÓRIO se põe como ferramenta social, onde a busca pelo bem comum e a igualdade de oportunidades são os valores que nos inspiram a darmos os primeiros passos em busca de uma cidadania ativa”.

Para mais informações sobre a associação, o evento e as próximas agendas, segue os contatos:
WhatsApp Business 4614-8639
Site: www.oobservatorio.org
E-mail de Contato: [email protected]
Facebook: @Observatorio.org
Instagram: zonaoestecidada
Link do Evento: https://www.facebook.com/events/419921692033951/