Caminhões que levam terra para obra na Fernando Nobre destroem vias da região

Um grande número de caminhões circulam diariamente nas vias da região do Caiapiá, levando terra retirada de um loteamento para o aterro de um centro comercial que está sendo construído na Estrada Fernando Nobre. Isto tem causado muitos transtornos para moradores e o asfalto se deteriora com o excesso de peso dos caminhões.
O leitor do Jornal Cotia Agora, David Cardoso, entrou em contato reclamando e relata os problemas:

Sou morador do bairro Caiapiá, em Cotia, e os moradores do bairro das Pitas tem convivido com o intenso tráfego de caminhões que estão carregando terra do loteamento Reserva das Pittas para uma obra na Estrada Fernando Nobre, no empreendimento “Centro Logístico Empresarial Fernando Nobre”, próximo ao Templo Zu Lai. Devido ao intenso trânsito de caminhões que trafegam principalmente pela Estrada Carlos Antônio Pereira de Castro, Estrada Vale do Sol e pela própria Fernando Nobre em velocidade incompatível com a via, não utilizam lonas sobre o caminhão, deixando a terra exposta caindo sobre a via, e com peso acima do permitido, por este motivo o asfalto da estrada está se desintegrando. Já possui muitas crateras por toda a extensão da via. Em horário comercial passam em média cinco a sete caminhões pela estrada. No dia 18/08 moradores da região das Pitas com as demais regiões que utilizam a estrada citada para acessar a Estrada Fernando Nobre tomaram a iniciativa em se manifestarem contra o trânsito intenso de caminhões, pois devido tal trânsito na estrada, tornou-se difícil transitar pela mesma, devido aos imensos buracos. No mesmo dia o responsável pela empresa Nacobase, Sr. Ronaldo, esteve presente no local da manifestação e prometeu o reparo dos buracos na mesma semana, houve o tapamento dos buracos, porém há um descaso da parte dele, pois os entulhos do asfalto não foram jogados em caçambas, mas foram descartados sobre as calçadas e terrenos próximos a estrada. Atualmente a estrada se encontra em estado deplorável para se transitar, há em média 18 crateras em meio a estrada, tendo que evadir de uma faixa a outra, colocando nossa segurança em risco. Peço que a prefeitura tome conhecimento e que haja uma solução sobre o problema relatado“.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria de Obras, que enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos informa que em 20 de agosto de 2018 firmou um Termo de Ajustamento com a MMRN Consultoria Administrativa Ltda, responsável pelo empreendimento Reserva das Pitas, no qual a empresa se responsabiliza por manter transitável as vias utilizadas pelos caminhões, tanto as de terra como as pavimentadas. Como recebemos a reclamação do munícipe no dia 1º de outubro, o secretário de Obras mandou expedir uma Notificação Extrajudicial, a qual foi encaminhada por e-mail a um dos diretores, Sr. Rodrigo Sabino, bem como entregue no empreendimento, ao Sr. José Ricardo Silva, no dia 03 de outubro de 2018, determinando imediata intervenção no que diz respeito aos serviços de manutenção.