Campanha de vacinação contra gripe começou em Cotia. Veja público a ser imunizado

Está em andamento a campanha de vacinação contra a gripe 2024 em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cotia. A população que faz parte do público prioritário começa a ser imunizada nesta primeira fase da campanha e já pode procurar a UBS mais próxima para se proteger contra a gripe, basta levar documento oficial com foto e, se tiver, cartão de vacinação, no caso das crianças, a caderneta de vacinação é obrigatória. A campanha segue até o dia 31 de maio.

A vacina é aplicada em dose única. A exceção é apenas para as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez, elas deverão receber duas doses da vacina com um intervalo de 30 dias entre as doses. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, podem variar de quadros leves a graves e, nos casos agravados, podem levar a morte.

Fazem parte do público-alvo: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente); professores; idosos a partir de 60 anos de idade; moradores de rua; profissionais das forças de segurança, forças armadas e de salvamento; pessoas com doenças crônicas e pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.