Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa segunda-feira (27)

A partir desta segunda-feira (27) começa a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A ação, que acontece até 14 de junho, visa ampliar a cobertura vacinal, por isso, é primordial a participação de todas as crianças menores de cinco anos de idade. Para a imunização, os pais devem levá-las a uma Unidade Básica de Saúde com a caderneta de vacinação.

Haverá um mutirão de vacinação no dia 8 de junho (sábado) nas UBS de Cotia.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.

Quais os sintomas da doença?
A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com outras doenças virais como:

Febre
Mal-estar
Dor de cabeça
Dor de garganta e no corpo
Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)
Constipação (prisão de ventre)
Espasmos
Rigidez na nuca
Meningite