Carteira da Pessoa Autista passa a ser emitida em três postos do Poupatempo na região

Na Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Governo de São Paulo ampliou o apoio presencial para emissão da Ciptea – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista para 26 postos do Poupatempo, que também passarão a contar com salas sensoriais na capital, interior e litoral. Na região são três, Carapicuíba, Osasco e Taboão da Serra. O de Cotia não entrou na lista.

A Ciptea é um serviço 100% digital e gratuito solicitado no site ciptea.sp.gov.br. O documento também pode ser impresso em equipamentos domésticos, sem a necessidade de deslocamento dos beneficiários e/ou responsáveis.

As salas sensoriais são espaços silenciosos de acolhimento, com equipes especializadas para atendimento a pessoas autistas e neurodivergentes. Os espaços oferecem abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido. O serviço também dispõe de quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.

A carteira visa facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista.