Casos de dengue crescem no estado, mas Cotia mantém média baixa de transmissão

O Jornal Cotia Agora publica mensalmente o balanço da Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado em relação aos casos de dengue na cidade, mas deixou de informar os leitores nos últimos dois meses por conta da dificuldade imposta pela Justiça Eleitoral em termos acesso aos números, já que os sites do Governo de SP estão sem informações por conta das Eleições.

Mas, a Secretaria da Saúde enviou uma nota para nossa redação com os números atualizados de 17 de setembro. Apesar do crescimento dos casos no estado de SP, em Cotia, desde o último balanço divulgado por nós em junho, foram apenas 23 casos de transmissão da dengue na cidade

Os números de setembro mostram que foram 622 notificações de janeiro até agora, com 256 casos confirmados, porém, não temos os dados dos autóctones e importados.

Em 2022 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residência.