Casos de dengue têm alta de 4000% na região

As cidades da região Oeste fecharam o 1º quadrimestre do ano com 397 casos confirmados de dengue. O número é 4000% maior que o registrado em igual período do ano passado. Entre janeiro e abril de 2018, a dengue havia feito apenas 9 vítimas na região.

Este ano, o mês com maior incidência foi março, com 181 registros, seguido por abril, com 124. Já a menor incidência foi em janeiro, com 31. Em fevereiro, foram mais 61 casos. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da Saúde, em boletim elaborado com informações das prefeituras.

Carapicuíba lidera os registros da região, com 205 casos. Em seguida aparece Osasco, com 98. Barueri e Parnaíba somam 25 casos caso. Cotia tem 18 e Jandira soma 15, Itapevi tem 9 e Pirapora do Bom Jesus registra duas ocorrências. Outro importante indicador sobre a dengue – o LIRAa – Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti – divulgado em abril, pelo Ministério da Saúde, aponta que Cotia e Jandira apresentam alto índice de infestação do mosquito, com risco de surto para dengue e também zika e chikungunya. Já Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba estão em alerta.

Por Erica Celestini – Webdiario