Caucaia: Prefeitura decreta desapropriação de área para obras em ferrovia

Mais um capítulo da ferrovia que corta Caucaia do Alto e administrada pela ALL – América Latina Logística e a prometida construção da passagem em desnível.

A Prefeitura de Cotia assinou um Decreto desapropriando quatro áreas no entorno da estação de Caucaia e na região da Água Espraiada para que a ALL possa construir as passagens em desnível, evitando assim os constantes transtornos com a parada de trens, que impedem a circulação de veículos e pessoas e fazendo com que a população atravesse a linha férrea entre os vagões parados. Muitos acidentes já ocorreram no local nos últimos anos.

O Decreto de desapropriação engloba quatro áreas, sendo uma de 1.732,581 m² (de Takao Nishikawa); outra de 4.557,781 m² (de Yoshio Umehara), a terceira sendo de 1.250,388 m², pertencente à Névio Terzi e a última, de 2.061,813 m², de Cláudio A. Pires e espólio de Ricardo José Oltra Carbonell.

O simples fato de a prefeitura decretar as desapropriações não significa que a obra será executada logo. O processo de desapropriação é demorado e oneroso.

O Cotia Agora publicou em fevereiro deste ano o impasse entre as partes, e a prefeitura na época disse que não tinha dinheiro para arcar com as desapropriações. (LEIA AQUI A MATÉRIA).

O que causa curiosidade é que no decreto a prefeitura diz que as despesas decorrentes da desapropriação ficarão por conta da ALL.

O Cotia Agora entrou em contato com a ALL, que enviou a seguinte nota:

“A concessionária informa que já possui o laudo de avaliação da área e que, em breve ajuizará a ação de desapropriação”.