Chiclete realmente fica no estômago por 7 anos se o engolirmos?

Se você é uma das muitas pessoas que engoliu um chiclete por acidente, uma pergunta provavelmente surgiu na sua cabeça logo após aquela sensação surpreendente. Quanto tempo ele ficará lá? Existe uma noção bem disseminada de que o chiclete permanecerá no estômago por sete anos após ser engolido.

Não é verdade. “É uma lenda antiga inventado”, disse Simon Travis, professor de gastroenterologia clínica na Universidade de Oxford, no Reino Unido. “Não tenho ideia de onde veio o mito – só posso imaginar que foi inventado por alguém queria impedir que seus filhos mascassem chiclete”.

Engolir chiclete só faz mal ao corpo se for feito em excesso, disse Travis, o que é muito raro. Ele explicou que engolir três ou mais chicletes por dia seria considerado excessivo.

“Se você engolir o chiclete, ele passará pelo estômago, chegará ao intestino e sairá inalterado na outra extremidade”, disse Travis. “Há casos de chicletes que se alojam no intestino de crianças pequenas se engolirem muito e aí causa obstrução. Mas em mais de 30 anos de prática gastro especializada, nunca vi um caso”.

Dr. Aaron Carroll, um ilustre professor de pediatria e diretor de saúde da Universidade de Indiana, escreveu vários livros desmascarando mitos sobre o corpo. Carroll concordou que engolir chiclete não fará mal nenhum, mas ele não o encorajaria ativamente.

“Não tem valor nutricional”, disse ele. “A goma é feita de adoçantes e aromatizantes. A base da goma é uma mistura de elastômeros, resinas, gorduras, emulsificantes e ceras. Então, eu não diria que é saudável”.

Há quanto tempo as pessoas mascam chiclete?
Antes de o chiclete ser comercializado e vendido nos pacotes que vemos hoje, ele era usado pelos povos antigos para matar a sede e a fome, de acordo com Jennifer Mathews, professora de antropologia na Trinity University em San Antonio, Texas, e autora de “Chicle: The Chewing Gum of the Americas, From the Ancient Maya to William Wrigley” (“Chicle: a goma de mascar das américas, dos antigos maias a William Wrigley”, na tradução livre).

Os maias mastigavam uma substância chamada chicle, que vem da árvore sapoti predominante no sul do México e na América Central, disse Mathews.

“Chicle é um látex natural que vem de algo chamado árvore sapote Chico, ou sapoti”, explicou Mathews. “Se você corta um pé dessa árvore, o látex começa a escorrer como forma de proteção. Forma uma barreira para proteger a árvore. Bem, você pode simplesmente arrancá-lo da árvore e começar a mastigá-lo”.

Da mesma forma, os índios Pima, onde hoje são os Estados Unidos, mastigaram a seiva durante milhares de anos antes que os colonos europeus adquirissem o hábito e este fosse comercializado, disse Mathews.

Quando se preocupar sobre engolir chiclete
A menos que você esteja com dor ou tenha engolido muito chiclete, Travis e Carroll disseram que você não precisa ir ao médico se engolir acidentalmente um pedaço inteiro.

“É um problema teórico”, disse Carroll. “Teoricamente, teria que ser algo grande o suficiente para causar um bloqueio [intestinal] em uma criança pequena, mas isso não é algo com que as pessoas comuns precisem se preocupar”.

No entanto, para pessoas com problemas no trato gastrointestinal, que é uma série de órgãos unidos em um tubo longo e torcido da boca ao ânus, a ingestão de chiclete pode causar problemas.

“Se as coisas estiverem abertas e não houver bloqueios, não houver estreitamentos, as coisas vão correr bem”, disse a gastroenterologista acadêmica Dra. Leila Kia, professora associada de medicina na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, em Chicago.

“Se houver um estreitamento ou se você tiver uma inflamação muito grave por qualquer motivo, ou se tiver um problema de motilidade, onde seu estômago ou cólon não está esvaziando da maneira que deveria, então certamente engolindo algo como chiclete ou algo que não pode se quebrar, isso pode ficar por aí e realmente causar problemas”, disse Kia

A doença de Crohn é uma causa comum de inflamação no trato gastrointestinal e pode causar estreitamento, de acordo com Kia. Ela disse que os médicos geralmente recomendam uma dieta com baixo teor de resíduos para os pacientes de Crohn, que evita certos alimentos como frutas e vegetais crus, nozes e sementes, pipoca e chicletes.

Alguns tipos de câncer e cirurgias podem causar esse estreitamento. “Certamente, se você engolisse muitos chicletes, isso poderia se tornar um problema se você tivesse apenas um estômago minúsculo ou se sua anatomia tivesse sido reorganizada, o que é essencialmente o que acontece quando você faz uma cirurgia gástrica”, disse Kia.

Mesmo assim, Kia nunca removeu chiclete do corpo de ninguém, embora tenha removido dentaduras que ela acha que foram engolidas inadvertidamente.

Por Sodie Andrew – CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/saude/chiclete-realmente-fica-no-estomago-por-7-anos-se-o-engolirmos/