Ciclismo: Novo espaço do Cotia Agora mostra os benefícios de pedalar

O objetivo deste espaço é abordar o ciclismo e incentivar o uso da bicicleta para a manutenção da saúde mental e física de pessoas de todas as idades, e como forma de melhoria das condições de mobilidade urbana, exatamente como prevê a Lei Federal 13.724/18, ao instituir o Programa Bicicleta Brasil.

O PBB é um programa nacional para incentivar a inserção da bicicleta como meio de transporte, criando uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários, como modalidade de deslocamento eficiente e saudável. As ações do PBB são concretizadas por órgãos estaduais e municipais das áreas de desenvolvimento urbano, trânsito e mobilidade urbana.

Para começar a falar de ciclismo em nossa região, destaco o Parque Bike Cemucam, localizado em Cotia, próximo à Granja Viana, como um excelente local tanto para iniciantes como para profissionais do ciclismo. Nele, os iniciantes podem pedalar pelas vias tranquilas do parque, enquanto os mais experientes pedalam pelas trilhas profissionais, aliás, pela primeira trilha para Mountain Bike pública do Brasil.

Mas ciclismo não é só diversão e lazer. A criação de ciclovias é uma necessidade. As cidades deveriam criar ainda mais estruturas cicloviárias por motivos ambientais, redução do uso de automóveis e revitalização de áreas urbanas degradadas.

Em cidades onde há uma política eficaz de mobilidade urbana, há igualdade de oportunidades, democratização do espaço público e promoção da acessibilidade, assegurando a todos os cidadãos o direito à cidade. Portanto, o ciclista deve cobrar de sua cidade a inserção da bicicleta como meio de transporte para os seus deslocamentos e conquistar o seu espaço de deslocamento seguro uma vez que, atualmente, ainda é muito perigoso.

A construção de ciclovias e de ciclofaixas nas cidades, oferece segurança aos ciclistas, melhora a fluidez do trânsito e, por consequência reduz o tempo gasto pelas pessoas em seus deslocamentos. A essas vantagens somam-se outras tais como:
a) ganhos sócio ambientais;
b) redução do número de acidentes em vias onde circulam ciclistas;
c) praticar ciclismo ajuda a manter um corpo saudável.

Pesquisas comprovam que o ciclismo não beneficia apenas o corpo, mas também a mente, ou seja, colabora para a saúde mental dos adeptos do pedal.
Ao pedalar, o corpo libera endorfinas – neurotransmissores responsáveis por produzir sensações de bem-estar e felicidade. Essa liberação de endorfinas durante o
ciclismo contribui para a redução do estresse, melhora o humor, alivia a ansiedade, reduz diabetes, equilibra colesterol e triglicérides.
Essa somatória de vantagens gera um índice maior de pessoas saudáveis e, consequentemente, diminui o índice de uso de UPAS ou UBS pela população.

Para você cidadão que almeja por saúde, vamos falar aqui dos bikers de Cotia: grupos de pessoas de todas as idades que, unidos pelo ciclismo, organizam passeios, trilhas, eventos e compartilham histórias, vivendo sobre duas rodas.
Em nossa região há muitos desses grupos e alguns deles há mais de 10 anos, tais como: Malucos do Pedal, Ciclotia, Caucaia Pedal, Sarah Bike, Cemucam MTB, Pedal Rosa, Pedala Raposo e os Geleias Bikers. Esses amantes do pedal se cruzam constantemente nos parques, estradas e trilhas do município.

Ciclistas são pessoas de bem com a vida e, aos poucos, vêm conquistando seu espaço!

Manoel Lopes
(o Manowell dos Geleias) (11) 98447-3856