Cientistas criam injeção que pode acabar com embriaguez imediatamente

Um grupo de cientistas conseguiu criar uma injeção que tem como objetivo reduzir os efeitos do álcool imediatamente. A partir de estudos com fórmulas em um composto baseado em um hormônio produzido no fígado humano, eles conseguiram chegar no medicamento.

O estudo foi elaborado por pesquisadores da University of Southwestern, nos Estados Unidos, e foi publicado na revista Cell Metabolism. Entre as explicações, é informado que a injeção é o ponto de partida para alcançar um tratamento eficaz para a intoxicação ajuda por álcool.

Saiba mais sobre a descoberta
Os cientistas chegaram na injeção a partir da proteína FGF21, presente no corpo humano. Foram realizados testes em camundongos, que ficavam embriagados e inconscientes. Em seguida, o hormônio era aplicado, e os animais testados recuperavam a consciência e a coordenação na metade do tempo esperado.

Eles perceberam então que o hormônio FGF21 agia diretamente nos neurônios noradrenérgicos, célula nervosa responsável pela vigília. Contudo, também foi detectado que a ação do hormônio no corpo não reduzia o volume de álcool no sangue.

Aplicação em humanos
Steven Kliewer, professor de Biologia Molecular e Farmacologia e também co-diretor do projeto, explicou que o mesmo hormônio já foi utilizado em ensaios clínicos relacionados a diabetes e a perda de peso, mas que ainda carece de estudos.

“Não queremos enviar o sinal de que não há problema em ficar bêbado porque uma droga pode desfazer isso. Mas o FGF21 pode eventualmente evitar algumas consequências negativas para pessoas incapacitadas pelo álcool”, comentou o professor.

Do Metro