Psicóloga Fernanda Piva: A elaboração do Luto

Há tempos penso em escrever sobre o luto e seu processo de elaboração, mas os dias vão passando e acabo deixando para depois.

Semana passada, com a fatalidade que aconteceu com o apresentador Augusto Liberato, esse tema novamente me volta a mente. E movida pela emoção do momento, sinto que essa é a hora certa.

As perdas são experiências dolorosas que acabam por nos trazer diversos sentimentos de tristeza, desamparo, medo, desespero, enfim.

Não ocorre somente quando alguém morre, mas pode acontecer também com o rompimento de um relacionamento, o fim de uma amizade, a perda de um emprego, mudança de país ou até a perda de detalhes da infância ou outros momentos que não voltarão mais.

É muito difícil pensar e falar sobre isso, mas infelizmente todos um dia, iremos passar por essa dor, não tem como fugir.

É importante sempre ressaltar, que cada um tem a sua forma de lidar com essa dor e o seu tempo para amenizar, ninguém é igual ninguém, e devemos respeita o tempo e a forma de cada um vivenciar esses momentos e esses sentimentos, é a dor de cada um.

Independente das crenças, qualquer sensação de perda é muito dolorosa. Traz com esse sentimento de vazio, a dor da separação, da saudade, das lembranças. É natural ocorrer recaídas, principalmente em datas comemorativas.

Oscilamos entre a dor da perda e a reconstrução de uma nova vida sem a presença dessa pessoa ou situação.

De acordo com a psiquiatra Elisabeth Kubler- Ross, o enlutado tende a vivenciar cinco fases no processo de elaboração do luto, não ocorre necessariamente com todas as pessoas e nem na ordem descrita, mas pode apresentar:

– Negação – dificuldade em aceitar que o fim aconteceu

– Raiva- rebeldia em relação a situação

– Barganha- promessas

– Depressão

– Aceitação

Esse processo pode trazer várias reações emocionais e psicossomáticas que podem atrapalhar o dia a dia como:

– Crises de ansiedade;

– Estresse

– Crises de choro

– Dores de cabeça

– Compulsão alimentar

– Desanimo entre outros.

Respeite a sua dor e de tempo ao tempo, vivencie seu luto, chore quando sentir vontade, coloque a tristeza para fora e se sentir dificuldades em atravessar esse momento tão difícil sozinho, busque a psicoterapia, ela pode te ajudar?

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.