Coluna da psicóloga Fernanda Piva: Como anda a sua Auto-Estima?
“Ao caminhar com seus próprios passos, você aprende a valorizar cada passo dado e confiar em sua intuição.” Essa frase do renomado autor Lair Ribeiro nos faz refletir sobre o significado da autoestima em nossas vidas.
Para realizar cada um de seus sonhos, é fundamental que você acredite na sua capacidade de decidir a sua vida e tenha boa auto estima. Toda mudança começa dentro de cada um de nós, e entender essa dinâmica é o princípio básico da ecologia, que é o equilíbrio das condições de vida.
Como anda a sua auto estima? Como anda seu amor próprio? Você já se fez essa pergunta em algum – ou alguns – momentos da vida? Você tem alguma percepção positiva sobre você?
A nossa autoestima é determinada por todas as crenças, percepções e valores que temos e acreditamos sobre nós. Quando nossas percepções são negativas, a tendência é olhar para a grama do vizinho, e sempre acreditar que está mais verde que a nossa. Muitas vezes essas crenças e percepções negativas projetam em nossa consciência a sensação de não pertencimento, de exclusão. Frases como: “Sou inadequado, inútil, invisível, etc”, são repetidas no vocabulário de alguém com baixa auto estima. Qualquer pessoa pode mudar esse estado interno, e ressignificar as percepções sobre si próprio.
Precisa de ajuda? Psicoterapia On-line. Entre em contato para mais informações sobre horários disponíveis e valores.
Com carinho,
*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. email: [email protected] Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/
