Psicóloga Regiane Campos: A meditação para o alcance dos nossos melhores pensamentos

É libertador saber que da mesma forma que sofremos, criando sensações de fraqueza, limitação e procrastinação podemos alterar e colocar em prática aquilo que desejamos e muitas vezes chegamos até a planejar.

Medo, Ansiedade e Pensamentos

Este trio pode andar junto porque nosso cérebro não tem capacidade de diferenciar se um medo é real ou irreal. Neste processo este poderoso órgão do corpo humano, manda hormônios que geram sensações como dores no peito, tremores, insônia e outras tantas.

O medo pode se apresentar em diferentes níveis. Ele chega de forma positiva, quando sentimos aquele friozinho na barriga e recebemos a mensagem do nosso cérebro que seria legal se nos preparássemos para viver uma determinada situação.

Já quando ele atrapalha os pensamentos e não conseguimos ter ideias ou pensar em alternativas para superar um desafio; o medo que se transformou em ansiedade atingiu um nível intenso. Pessoas com quadros de ansiedade relatam ter a sensação de não estar “na situação”. Isto me faz utilizar com meus clientes, a metáfora de um carro acelerado, gastando combustível mas sem sair do lugar por que está suspenso.

Respiração uma aliada no gerenciamento emocional

Poderosa ferramenta que recebemos quando nascemos; respirar é vida e por isso tem a importante função de equilibrar nosso organismo. Através dela nos conectamos com nosso interior, com o momento presente.
A ansiedade é um estado típico de quem vive no futuro, com sua atenção voltada para algo que não condiz com o que está acontecendo agora. O ansioso é atacado por pensamentos disfuncionais, popularmente conhecido por preocupações.
Esta forma de funcionamento gera angústia e causa o stress; tornando o ansioso por vezes irritado, agressivo, sendo aí que o sofrimento se instala.
Por estes motivos a respiração adequada auxilia a nos conectar com o que realmente está alinhado com nosso propósito de vida.

Meditação como prática para organização dos pensamentos

A meditação como prática nos auxilia, através da respiração, a focar nossa atenção naquilo que queremos sentir e eliminar o que não nos faz bem.
É uma forma de organizar nossos pensamentos em nosso favor, de direcionar nossa energia para pensamentos positivos e sentir emoções que nos auxiliam a encontrar alternativas para nossos desafios, além de nos dar a capacidade de perceber o lado positivo nas situações que vivemos e focar no que temos e não no que nos falta.
É uma prática que auxilia a alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Deixe a teoria e pratique a Meditação

Deixo aqui dicas práticas para você iniciar esta prática, que auxilia a gerenciar as emoções, ser mais feliz e viver plenamente.
• Escolha 1 meditação que lhe faça sentido. Hoje encontramos muitos aplicativos para iniciar esta prática.
• Para se ter mudanças nos padrões mentais é necessário que se tenha constância (uma reeducação mental não acontece de forma instantânea).
• Se comprometa por pelo menos 1 mês a realizar uma medicação que lhe agrade.
• Faça da meditação um hábito. São os pequenos hábitos que trazem grandes mudanças.
• Persista e observe que a sensação de bem estar aparecer e gradualmente começar a se prolongar.
• Um novo hábito pode proporcionar uma grande mudança

* Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.Telefone: 11 9-9003-3346
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/
Youtube: https://youtu.be/5CbChj0Ns_k
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/
email: [email protected] /
Consultório 1: Rua Vaticano – Jardim Fontana – Cotia , próximo ao retorno do Km 26 da Raposo Tavares e do Assaí Cotia na estrada do Embú, Consultório 2: Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental e do Terminal de ônibus Vila Yara e Consultório 3: Av Álvaro Ramos – Belenzinho, ao lado da estação de Metrô