Coluna de ciclismo de Manoel Lopes: Ciclo Viagens – Estrada Real

Após um mês de férias, estamos de volta com novidades empolgantes que prometem animar as próximas edições. Julho foi um mês de descobertas e ciclo viagens, e nossa jornada de cicloturismo nos levou a explorar as encantadoras cidades ao longo da Estrada Real, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, sempre com o estilo inconfundível dos Geleias Bikers.

Para aqueles que não conhecem, os Geleias Bikers são um grupo de ciclistas 50+ que combina a paixão pelo ciclismo com o prazer de descobrir novos lugares. Nosso lema é simples: carregamos nossas bicicletas na caçamba do carro e pedalamos para explorar os pontos turísticos das cidades que visitamos.

Nossa primeira parada foi Petrópolis, uma cidade rica em história e beleza. Em nossa pedalada pelo centro histórico, nos sentimos como D. Pedro II, passeando com sua elegante carruagem. O Museu Imperial, localizado no antigo Palácio Imperial, foi uma verdadeira imersão na história, com seu esplêndido estado de conservação que rivaliza com o do Louvre.

Um dos momentos marcantes foi sentar na escadaria da antiga residência da Princesa Isabel. Ali, foi tirada a última foto oficial da Família Imperial brasileira, em 1889. Para nós, foi um privilégio reviver um pedaço da história, mesmo que 135 anos depois e com dois Geleias Bikers no lugar da família imperial.

Outra parada importante foi na residência de verão de Santos Dumont, o pai da aviação. O museu dedicado a ele é um tesouro de objetos, livros e cartas, e ainda mantém a famosa escada em forma de raquete, que deve ser subida começando pelo pé direito. A história de Santos Dumont, iniciada com um triciclo motorizado e culminando com invenções como o 14 Bis, reforça, na visão de um Geleia, de alguma forma, que a bicicleta desempenhou um papel muito importante na invenção do avião.

Petrópolis é um destino que vale a pena visitar, mas como ciclistas, enfrentamos alguns desafios. A cidade ainda não está totalmente preparada para o ciclismo. Apesar das placas de sinalização indicando ruas compartilhadas, a falta de ciclovias e a falta de consciência dos motoristas tornam a experiência de pedalar um pouco complicada.

Mas não se preocupem, nossa jornada pela Estrada Real continua na próxima edição, com mais histórias e aventuras sobre nossas pedaladas. Até lá, continuem acompanhando e se inspirando! Boas pedaladas.

No próximo dia 7 de agosto, às 8h30, o Grupo Executivo de Sustentabilidade CIESP Cotia e Região, liderado pelo moderador e organizador Mauro Draffe, convida você para um encontro presencial em Cotia. O evento ocorrerá no Senai Ricardo Lerner, situado na Rua Direita, 955 – Parque São George, Cotia. O foco do encontro será discutir a sustentabilidade e o ESG (Ambiental, Social e Governança), com uma série de palestrantes especializados no assunto. Tenho a honra de participar deste evento às 9h40, onde irei compartilhar um breve relato sobre “Sustentabilidade do Meio Ambiente e Mobilidade Urbana” e contar um pouco mais sobre minhas experiências em ciclo viagens.

Será uma excelente oportunidade para explorarmos juntos como o ciclismo pode contribuir para um futuro mais sustentável e para discutir práticas de mobilidade urbana que promovem um ambiente mais saudável.

Para participar, inscreva-se através do link: https://www.sympla.com.br/evento/grupode-sustentabilidade-gs-ciesp-cotia-e-regiao/2525608
Espero vê-lo lá e trocar ideias sobre como podemos, através de nossas ações e escolhas diárias, fazer a diferença em nosso meio ambiente e na mobilidade urbana.

Atenciosamente,
Manoel Lopes – @pedalar.mais