Fisioterapeuta Gabriela Pinto: Proteja seu coração

A doença cardiovascular (DCV) representa hoje no Brasil a maior causa de óbito.

Observamos que a taxa de hipertensos no país atinge níveis entre 30%  e a de diabéticos acima de 7% (dados recentes), sendo que essas taxas tendem a crescer não só pelo crescimento e envelhecimento da população, mas pelos hábitos inadequados de alimentação e atividade física, além do tabagismo.

As doenças circulatórias são responsáveis por um grande impacto na mortalidade da população brasileira, compreendendo grande quantidade de afecções, mas as principais seriam a doença arterial coronariana, doença cerebrovascular e de vasos periféricos, com grande morbidade e grande prejuízo na qualidade de vida e impacto na produtividade do indivíduo adulto. Alguns fatores de risco contribuem para o surgimento dessas doenças, como história familiar, tabagismo, colesterol elevado (LDL), hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, dieta pobre em fibras e estresse.

É de extrema importância a adoção de estratégias de prevenção à hipertensão e ao diabetes, a fim de evitar suas complicações. Porém, a maior dificuldade governamental é disponibilizar aparatos tecnológicos para toda a população, dificultando assim a prevenção e a detecção precoce dessas condições clínicas. O Ministério da Saúde vêm adotando diversas estratégias para reduzir as doenças cardiovasculares na população. Existem medidas antitabagistas, políticas de alimentação e nutrição, promoção da saúde na escola, ações de atenção à hipertensão e ao diabetes, garantia de medicamentos básicos na rede pública e capacitação de profissionais.
Aqui vão algumas dicas importantes para a prevenção cardiovascular:
– A ingestão diária de legumes, frutas e verduras reduz em 30% as chances de infarto!
– Fuja do fast food!
– Praticar exercícios físicos regulares (30 minutos 5 vezes na semana) reduz em 14% o risco de um ataque cardíaco!
– Fumar AUMENTA em 30% o risco de um infarto! Nunca é tarde para parar com esse hábito.
– Faça exames de sangue e verifique sua pressão regularmente. Assim, o médico poderá tratar logo uma pequena alteração.
– Reduza o consumo de sal, assim você poderá evitar um aumento na sua pressão.
– Relaxe! Pratique alguma forma de relaxamento (meditação, yoga ou simplesmente vá pescar!), o estresse aumenta em 60% o risco de infarto.

O Ministério da Saúde lançou uma cartilha com orientações gerais para a prevenção, você pode encontra-la neste link: http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/cidadao//cartilha_prevencao_cardiovascular.pdf

*Gabriela Pinto (Crefito-3/187342F) é fisioterapeuta formada pelo Mackenzie e pós graduada em fisioterapia intensiva no Hospital Albert Einstein e fisio geriátrica e escreve no Jornal Cotia Agora.