Coluna de Lúcio Cândido Rosa: Por que muitos jovens não acreditam em Deus? Por Aracy Salvatina S. Souza

*Espaço cedido para o texto de Aracy Salvatina Silveira de Souza

Atualmente, é muito difícil para os jovens e crianças aceitarem e acreditarem na existência de Deus, pela maneira como Ele é apresentado pelas religiões.
Os Espíritos que hora migram ao nosso planeta, são mais evoluídos intelectualmente, embora deixem muito a desejar pelas suas condutas, são mais ágeis no que diz respeito ao avanço da ciência.
Uma das frases de Kardec foi de que seguíssemos a ciência, para entendermos a natureza do Universo e chegássemos ao conceito de “Deus”.
Conceito, não definição, porque qualquer ideia que façamos, jamais conseguiremos expressar o que realmente Ele é.
A ciência veio para auxiliar a desconstruir a ideia de Deus, que tínhamos no passado.
Fala-se muito em energia, fluídica e condensada, que é o princípio de todas as coisas.
Dos atributos de Deus, vamos tomar apenas a expressão “Onipresente”.
Deus está presente em todos as coisas imagináveis e inimagináveis.
Há bem pouco tempo, os cientistas afirmaram que encontraram a “Partícula Deus”, através do acelerador de partículas, em laboratórios especializados.
O átomo, composto de prótons, neutros e elétrons, fazem uma conexão entre tudo que existe no Universo.
Aprendemos que estamos mergulhados em Deus e Ele em nós.
Se pensarmos bem, nós encarnados estamos “vivos” por quê?
Em primeiro lugar porque respiramos. O ar é o nosso alimento primordial. Sem ele, desencarnamos quase instantaneamente.
Em seguida, a água, que consegue nos sustentar por alguns dias, e finalmente os alimentos, que saciam a nossa fome e servem como medicamentos naturais.
Então Ele se manifesta em nós e por nós através da natureza.
Por esse motivo alguns palestrantes preferem utilizar o termo “Fonte Criadora” quando se reportam ao “Divino Criador”.
Essa denominação descaracteriza em termos a materialidade de Deus, pois Ele não é um velhinho de barbas brancas, sentado em seu “Trono de Glórias”, sendo louvado por anjos eternamente.
O Senhor não é inoperante e não pode ser materializado.
Diz a Bíblia que, Deus nos fez “a sua imagem e semelhança” e, como somos materialistas, colocamos tudo sob nosso ponto de vista.
Somos uma centelha divina, então essa imagem é o nosso Espírito, não o corpo físico.
Em outros planetas, o corpo físico do ser humano, não necessariamente é semelhante ao nosso.
Somos semelhantes a Deus em suas virtudes através do amor, do perdão, da caridade, da benevolência…. Enfim, toda energia positiva, cujas sementes moram dentro de nós e que necessitam ser cultivadas.
Não podemos pensar “Deus” como uma entidade distinta, que nos observa de longe, e que nos pune quando necessário.
A espiritualidade necessita da nossa energia positiva, para que haja equilíbrio ambiental.
Somos cocriadores com o Senhor, em todos os sentidos.
Somos fontes de energia, todos interligados uns aos outros. Os reinos: mineral, vegetal, animal, devem estar sempre em sintonia, para que a paz e a prosperidade se estabeleçam.
Agredimos muito o planeta justamente por falta de conhecimento.
Dessa forma, nosso orbe está sendo devastado e muitas espécies animais e vegetais estão expostos à extinção.
Acreditamos que eles estão aí para nos servir e que não merecem respeito.
Águas poluídas, florestas queimadas, animais maltratados… A agressão é de tal tamanho, que terremotos, tsunamis, climas estranhos, estações do ano indefinidas, estão acontecendo para nos alertar dos erros que estamos cometendo.
Então necessitamos rever nossos conceitos quanto ao Criador, para podermos repassar a essa geração que aí está desarvorada, sem rumo e sem crença.
Não falamos da divindade, nem orientamos religiosamente nossas crianças. Muitos pais esperam seus filhos completarem a maioridade para que façam suas escolhas religiosas.
Precisamos apresentar Deus, desde o feto no ventre materno.
Segundo neurologistas espíritas, durante a infância e a adolescência, há perdas neurais espirituais, que proporcionam a perda da conexão com a espiritualidade, e que são importantes para seu equilíbrio emocional e afastamento das drogas. Sendo assim, as drogas preenchem o “vazio” onde não há a presença de Deus.
Cuidemos de nossas crianças e adolescentes. A presença do “Divino Criador” é muito importante em suas vidas, para seu equilíbrio “Moral, Mental e Espiritual”.
Muita Paz!

*Lucio Cândido Rosa escreve sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]