Coluna de Marcos Martinez (Marcão): Feliz Ano Novo para você!

“O sol há de brilhar mais uma vez A luz há de chegar aos corações O mal será queimada a semente O amor será eterno novamente” – Juízo Final – Nelson Cavaquinho.

Ufa! Mais um ano terminando. Um ano atípico: guerras, catástrofes ambientais. Um ano, mais do que os outros anos, em que a natureza reagiu violentamente. Seca na Amazônia. Quem diria? Desmatamento. Chuvas excessivas no Sul. Famílias destruídas. Milhões de pessoas passando fome. Milhões de pessoas apátridas. Um mundo que não anda legal. Isso não significa que não vamos celebrar o final de ano. Celebraremos.

Celebraremos o final de ano conscientes de que uma política de sustentabilidade é necessária, urgentemente. Cuidar do planeta é como cuidarmos da nossa casa. Cuidar com amor. O planeta pede socorro. No final do ano pensamos e refletimos sobre a existência humana. E, assim, planejamos o ano seguinte. Um mundo tem que ser repensado. Nossas ações como o meio ambiente têm que ser repensadas. Que mundo queremos, em 2024?

Festas de final de ano deixam corações sensíveis. A compaixão exalta-se. A solidariedade sobressai as ações. E, ainda, a memória resgata timidamente os simbolismos religiosos das festas de final de ano. Mesmo com o massacre da propaganda de consumo insano. Vende-se a ilusão de que para ser feliz precisa consumir. Comprar deliberadamente. Assim, a felicidade esperada nunca chega. Que mundo queremos nos próximos anos?

Mesa farta. Um Natal e Ano Novo com alegria. Roupa nova. Sapato novo. Ideias renovadas. Costumes revistos. Comece o ano renovado em todos os sentidos. Lembre-se que muitas mesas estão vazias na noite de Natal. Agradeçamos o que temos. Outras mesas dividirão o pouco que têm, porém, felizes. Jesus estará presente em todos os lares sem distinção. Jesus tocará o coração de todos. O Natal e o Ano Novo são tempos de renovação. Um abraço fraterno e afetuoso da minha família.

*Marcos Martinez é escritor e formado em História; atuou na Secretaria da Educação de Cotia de 2000 a 2008. Atualmente presta trabalho na Fundação Gentil, na elaboração e implantação de projetos educacionais para o ensino fundamental. Escreveu os livros Memória & imagem e Hospital de Cotia: um símbolo. Escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora.