Coluna de Rafael Oliveira: Banda Clutch e o disco Sunrise on Slaughter Beach

Olá meus amigos, estou de volta com bala na agulha neste nobre canal para falar de música de qualidade e festejar o ano novo junto com vocês neste 2024!

Claro já começo o ano que uma das bandas que mais gosto de ouvir e trazendo uma boa resenha de campo, estou falando da banda Clutch que inclusive já falamos em outra oportunidade sobre ela e você poderá verificar nos links logo abaixo da matéria.
A nossa resenha de hoje é para o novo disco: “Sunrise On Slaughter Beach” uma bela e primorosa obra de arte, o Clutch inclusive banda formada nos anos 90 icônica por criar letras engraçadas, irônicas e sarcásticas, fazendo referências a história, a mitologia e a cultura popular americana.

A primeira faixa do disco começa com a agressiva “Red Alert (Boss Metal Zone) ” que recebe um clipe carregado de ira, o nome da própria canção já denota doque estamos falando, a banda está em uma zona nuclear. Sensacional o clipe!
A segunda canção que é faixa título do disco – “Slaughter Beach” as vozes potentes destoam de um hard rock bem pesado, que eu confesso a vocês que tem mais a ver com os estilos “stoner” do que do hard.

A terceira e quarta canção do disco são bem limitadas – “Mountain Of Bone” e “ Nosferatu Madre” com sonoridade mais lenta, sem a potência agressiva que marcou o Clutch por muito tempo.
Afinal a banda Clutch é uma banda que apesar de sua qualidade musical impecável não é tão famosa como outras que conhecemos por aí, no entanto não é de fama que vive o homem, mas sim do seu talento.
Acho até que bandas muito midiáticas estão sempre presas ao gosto do público e exigências do mercado musical e isso prejudica e muito a qualidade, sonoridade as letras e o valor artístico.

Ou acham que Leonardo DaVince pensou em fazer a Monalisa se consultando com o dito mercado?
A quinta faixa do disco – “Mercy Brown” já retoma o gosto do Clutch em aprontar e fazer letras ácidas com aquele som possante.
Vou fazer aquela escolha safada do disco, falo assim até em razão do disco ser realmente bom em cada faixa, mas preciso eleger a melhor e escolho “Red Alert (Boss Metal Zone)” que na minha opinião é uma das melhores canções do disco e que me chamou atenção para colocar na setlist do Programa Garimpo da Rádio Meteleco – https://meteleco.net – semanalmente exibido as 16hs de segundas as sextas-feiras.
A faixa “We Strive for Excellence” sucita um ar de fantasmagórica, agora a faixa “Skeletons of Mars” é muito fraca para o disco, no geral o material é de excelente qualidade como sempre.

Conheça mais sobre esse trabalho com os seguintes temas relacionados:

Vamos aos clipes:

Acesse os canais de mídia – Instagram: @clutch

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).