Coluna de Rafael Oliveira: Uma banda muito Black Sabbath – Wolfmother

Tema de hoje é sobre a Banda Wolfmother e seu precioso disco “Victorious”, um grupo que vem na seara de muitas bandas dos anos 2000 mas com uma pegada sonora muito semelhantes as bandas dos anos 70 e 80, ao estilo “hard rock boogie” e claro fazendo sempre referências ao Black Sabbath, será possível notar os elementos da jurássica banda de Ozzy Osbourne nos vocais e estilos de Wolfmother.

É uma das perolas do rock possante que mais gosto e aproveito para deixar minhas impressões sobre o disco garimpado – “Victorious”, cada elemento, estilo, gosto e harmonização eu pretendo explorar nesta publicação, vamos as impressões.

A primeira impressão sobre esse disco claramente é a capa psicodélica que lembra muito aos estilos de Jefferson Airplane no século passado, aquele lobo característico saindo talvez de um portal das montanhas, muito caprichado, no entanto, nada muito inovador.
A primeira faixa do disco – “The Love That You Give” já mostra aquele vozeirão Andrew Stockdale com toda a força e semelhante ao nosso vampirão do Ozzy, aquela bateria sendo tocada de maneira seca e a guitarra ditando as ordens no som, o ritmo muito característico ao Black Sabbath, isso fica presente com a elevação das batidas do Black Sabbath que é possível notar nos 4 primeiros discos da banda.

A faixa seguinte “Victorious” não é muito diferente da primeira, carrega os mesmos elementos da primeira, mas com uma pegada mais Pop, a canção fala sobre “lutas, batalhas pessoais e algumas vitórias”. Próximo dos 3 minutos da música, aflora toda sonoridade do “Black Sabbath”. Impressionante a qualidade!

Na faixa seguinte do disco uma canção com uma excelente melodia – “Baroness”, uma canção tipicamente romântica e cheia de “letras atrevidas”, pode lembrar a trilha sonora de algum filme ou comercial, na mesma sequência romântica surge a canção “Pretty Peggy” e seu refrão – “uau -woah-woah” que para meus ouvidos soou como aquelas bandas do Lollapalooza.

O disco conta com a animada canção “City Lights” uma single tipicamente para ser ouvida em viagens de estrada, não perde a jovialidade e a energia das canções anteriores, os arranjos muito bem-feitos, o hard rock presente, as guitarras em harmonia, a sonoridade é bem dinâmica e combina muito bem com a voz do vocalista que consegue estimar bem a letra da canção, explora alguns instrumentos diferenciados.

De certa forma o disco foi muito bem recebido pela crítica e figurou algumas posições nas paradas musicais, a canção que é faixa-título do disco, ganhou um videoclipe carregado de psicodelia, e muito bem elaborado, trazendo aquelas características do “boogie” dos anos 70.
Wolfmother tem suas inspirações em outras bandas como o Led Zeppelin, Foghat, MC5, Deep Purple e The White Stripes que fundamentais para construção desse disco.

O disco tem uma excelente energia, uma vibração e uma espontaneidade, um dos discos que vale a pena daqui há alguns anos voltar e relembrar cada faixa dessa, pois com toda certeza estará no altar das melhores bandas de todos os tempos.
A canção “Best Of A Situation” é totalmente harmônica, além de lembrar um pouco o Greta Van Fleet, é possível reconhecer as práticas e semelhanças usada pela banda.

Minha última impressão sobre esse disco vai para a canção “Gypsy Caravan” – acredito que existe um pouco do “Deep Purple” nessa canção, e uma pitada de “Black Sabbath”, aqueles teclados visíveis na canção, claro sem perder o peso, a sonoridade sempre mantendo uma harmonia simbólica e instrumental dos arranjos, fabulosa, quando ouvida então com fones de ouvido de precisão, a qualidade sonora supera qualquer coisa.

Capa do Disco:

Olha o clipe da banda: https://www.youtube.com/embed/PZDg_MLmp7M?feature=oembed

Acesse os canais de mídia – Instagram: @officialwolfmother

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).