Coluna espírita de Lucio Cândido Rosa: A eficácia da prece através do pensamento

A prece é um ato de clamar em auxílio, pedir socorro, pedir ajuda. Com ela colocamo-nos em comunicação mental com outro ser ao qual nos dirigimos.
Ela pode ser por si mesma um pedido, um agradecimento ou uma glorificação. Contudo, é mais importante, que nos esforcemos para agradecer e louvar, do que pedir.

O Pai Nosso é uma oração que consegue agregar todos esses itens.
Fazendo isso demonstraremos uma resignação com as nossas provas. Dessa forma, pedimos por nós mesmos ou pelo outros, vivos e desencarnados.
As preces que direcionamos a Deus, são ouvidas pelos Espíritos encarregados de sua execução e vontade. Mas, mesmo que oremos aos Santos ou outros seres espirituais, que não seja a Deus, tudo só acontecerá com a permissão Dele.

O Doutrina dos Espíritos nos faz compreender a ação da prece, explicando que tudo funciona através da transmissão do pensamento, principalmente quando o ser chamado atende, e vem em nosso auxilio.
Para que isso aconteça, entendamos que todos nós estamos mergulhados no Fluido Cósmico Universal, que ocupa todo o espaço, assim como a atmosfera envolve o Planeta Terra.

Esse fluido recebe o impulso de nossa vontade, como o veículo de nosso pensamento, assim como o ar é o veículo do som, com uma pequena diferença, de que um é limitado, e o outro é ilimitado por todo esse Universo.
Assim, quando dirigimos nossos pensamentos a um ser encarnado ou desencarnado, estabelecemos uma corrente fluídica entre nós e eles, transmitindo seu teor, seja ele bom ou ruim.

A energia dessa corrente estará de acordo com a nossa vontade, através da força de nosso pensamento. Por isso a prece será recebida pelos Espíritos superiores, em qualquer ponto do Universo, não importando o lugar em que nos encontremos, vindo em nosso socorro, transmitindo suas inspirações, estabelecendo um intercâmbio, independente da distância.

Contudo não podemos esquecer, que a força de nossa vontade e pensamento dará a intensidade necessária à distância que ela precisa ser atingida, e ao ser ao qual nos dirigimos.
Essa explicação, vem no sentido de nos mostrar aquilo que não compreendemos. A prece não precisa ser manifestada de forma sobrenatural, deverá ser feita de forma simples, direta e afetiva.

Através da prece atraímos o concurso dos bons Espíritos, que nos dão força moral necessária para superarmos os problemas, vencermos nossas dificuldades, e retornarmos ao caminho reto quando dele nos desviamos. Nesse caso, terá a função de proporcionar as forças necessárias, para que nos afastemos do mal, que atraímos por nossa própria incúria.

Na verdade, nossos amigos Espirituais não tiram o mal do nosso caminho. O que eles fazem, é dar força para nos desviarmos de um mau pensamento, que pode nos causar grandes danos, desde que verifique o nosso firme propósito em lutar contra o mal.
Existem males que poderemos evitar, porque somos nós mesmos que os criamos, e, depois de um determinado tempo iremos sofrer as consequências. Porém, existem outros que quando percebemos, já estamos envolvidos totalmente neles, pelo fato de não respeitarmos as Leis Físicas ou Moraes de Deus.
De forma alguma interferem no cumprimento dos decretos determinados por Deus, nem suspendem o curso natural das leis da natureza; apenas ajudam-nos a evitar que as infrinjamos, aprimorando nosso livre-arbítrio, através de intuições, sem tirar a liberdade de segui-los ou não, pois em nossos atos, sempre prevalecerá a nossa escolha entre o bem e o mal.

E receberemos tudo isso, se pedirmos com fervor, lembrando a Jesus no Pai Nosso: – “não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo mal. ”
Sabendo agora, que os Espíritos exercem uma ação sobre nós, vamos tomar cuidado com o teor de nossos pensamentos, procurando buscar toda ajuda possível, principalmente neste momento de pandemia, escolhendo o melhor caminho a seguir nas mais variadas situações.
O poder da prece está no pensamento, não depende de palavras rebuscadas, do lugar, muito menos do momento em que é feita.

Assim podemos orar a qualquer hora, sozinhos ou em conjunto, estando longe ou perto, levando em conta que a prece em comum, tem efeito muito poderoso, quando feita com amor, com a mesma finalidade, para que o resultado se concretize.
É importante, que em um grupo grande de pessoas, ela seja coroada pelos mesmos ideais, senão ela se dispersa.
Se não houver essa unanimidade de pensamentos, valerá mais a oração de uma, duas ou três pessoas, ligadas por uma aspiração comum.

Oremos como verdadeiros irmãos em Deus, e nossa prece terá a força necessária para a paz, a saúde, a sustentação deste mundo, que depende do nosso desejo, de toda energia de amor que possamos doar.
Muita Paz!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]