Com 340 cervejarias, SP se prepara para eleger a lata mais bonita de 2022

Cervejarias do Estado de São Paulo já podem se inscrever no concurso que vai eleger a lata de cerveja com o rótulo mais bonito do Brasil. São Paulo é o estado com maior número de cervejarias do País: são 340 estabelecimentos registrados que podem participar da segunda edição do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, realizado pela Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio.

São Paulo também se destaca como sendo a Unidade da Federação com maior aumento de estabelecimentos em relação ao ano anterior, apresentando um acréscimo de 55 cervejarias quando comparado com 2020, representando uma alta de 29,2%. O Estado se destaca ainda com o maior número de municípios que apresentam ao menos uma cervejaria.

No total, o Brasil conta com 1.549 cervejarias, segundo o último Anuário da Cerveja publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sendo que mais de 60% é envasada em latinha de alumínio. O concurso tem como objetivo estimular a criatividade de cervejarias de todo o País, que, a cada ano, encantam os consumidores com rótulos coloridos e ousados.

“A 1ª edição do Prêmio buscou reconhecer o trabalho primoroso que vem sendo feito pelas cervejarias nacionais”, explica Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas. “Para esta 2ª edição e pelo que temos acompanhado ao longo do último ano, estamos apostando em rótulos ainda mais criativos”, comenta.

Na primeira edição do prêmio, a cervejaria Colorado, localizada em Ribeirão Preto, e a Petrópolis com sede em Boituva, levaram os primeiros lugares na categoria de grandes cervejarias. Outros destaques do estado paulista foram as cervejarias Paulistana, Newage, Ambev, Pineal, Zev e Tarantino, que ficaram entre os finalistas.

Os vencedores serão escolhidos por um experiente corpo de jurados que terá, nesta edição, o grafiteiro Alexa Senna, o designer Adhemas Batista e o especialista em design de embalagens, Fábio Mestriner, todos de São Paulo.

Podem participar do concurso cervejarias proprietárias intelectuais e industriais do design de seus rótulos e ter circulado no Brasil de 2020 até a data de término das inscrições.

Por Luana Fernandes – Gazeta de SP