Com brasileiros na lista, conheça “banco de reservas” da Fórmula 1

Mesmo em meio a pandemia do coronavírus, a Fórmula 1 está de volta no próximo domingo (5) no GP da Áustria. A categoria preparou um protocolo de higiene e segurança para garantir um retorno seguro, no entanto, o risco de que um piloto ou funcionário contraia o coronavírus ainda é real.

Em maio, o departamento médico da FIA – Federação Internacional do Automobilismo declarou que pretende manter a realização das provas caso algum piloto seja infectado pelo coronavírus, garantindo ainda que trabalha com a direção da OMS – Organização Mundial da Saúde e do COI – Comitê Olímpico Internacional. Por isso, os reservas das dez equipes estarão a postos, mais do que nunca, para substituir um dos titulares de cada time caso seja necessário. Abaixo, conheça o “banco de reserva” da Fórmula 1 em 2020.

Mercedes, McLaren e Racing Point

A montadora e as rivais vão compartilhar, em 2020, seus pilotos reservas. A dupla que se prepara para substituir Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Carlos Sainz, Lando Norris, Sergio Pérez e Lance Stroll em casos de emergência já é conhecida da F1: Esteban Gutiérrez e Stoffel Vandoorne.

O belga já esteve na categoria por duas temporadas pela própria McLaren e é atual piloto de testes e titular da Mercedes na Fórmula E. Já Gutiérrez correu pela Sauber (hoje Alfa Romeo) em 2013 e 2014 e fez sua última temporada na F1 em 2016, pela Haas. Hoje, o mexicano também ocupa a função de reserva da fabricante alemã na F-E, além de ser piloto de desenvolvimento da marca.

Ferrari

O terceiro piloto oficial da equipe é o italiano Antonio Giovinazzi, titular da Alfa Romeo formado pela Academia de Pilotos da Ferrari. No entanto, caso seja necessário, o time ainda conta com seus três pilotos de simulador: Antonio Fuoco, conterrâneo de Giovinazzi com passagem pela Fórmula 2; o também italiano Davide Rigon, que corre no Mundial de Endurance pela AF Corse Ferrari; e o alemão-mauriciano Pascal Wehrlein, que competiu na F1 em 2016 e 2017 pela Manor e Sauber e é atual piloto da Fórmula E.

RBR e Alpha Tauri

Ao longo desta temporada, estarão à disposição das equipes “irmãs” o suíço Sébastien Buemi, que correu pela STR entre 2009 e 2011 e atualmente compete na Fórmula E, onde foi campeão na temporada 2014/2015, e o brasileiro Sérgio Sette Câmara (foto), de 22 anos.

Membro da Academia de Pilotos da RBR, o mineiro disputou as últimas três temporadas da F2, chegou a ser contratado como piloto de testes da McLaren em 2019 e, neste ano, vai correr na Super Fórmula, campeonato japonês com início adiado para agosto devido ao coronavírus.

Renault

A equipe francesa, que conta com Daniel Ricciardo e Esteban Ocon na titularidade em 2020, confirmou nesta semana a permanência de Sergey Sirotkin na função de piloto reserva. O russo ingressou na categoria em 2014 como piloto reserva da Sauber e juntou-se a Renault em 2016. Após dois terceiros lugares na Fórmula 2 (então GP2), ele disputou sua primeira e única temporada na F1 em 2018 pela Williams ao lado de Lance Stroll.

Alfa Romeo

Piloto da Williams em 2019, o polonês Robert Kubica ainda faz parte da Fórmula 1, mas nesta temporada, como reserva da Alfa Romeo, onde Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi ocupam os assentos principais.

Hoje titular na Chip Ganassi, equipe da IndyCar Series, e com passagem pela F1 entre 2014 e 2018, o sueco Marcus Ericsson ainda faz parte da Alfa Romeo e também seria uma alternativa para a equipe. No ano passado, o ex-piloto da Sauber e Caterham se ausentou do GP de Portland da categoria americana para se juntar a Alfa Romeo no GP da Bélgica, pronto para substituir Kimi Raikkonen, que sofreu uma lesão muscular na época.

Haas

A Haas também conta com um brasileiro no banco de reservas da F1. Trata-se de Pietro Fittipaldi, com passagens recentes pela Super Fórmula e a IndyCar. O brasileiro faz parte da Haas desde 2018, quando ocupava a função de piloto de testes, e caso assuma o cockpit, se tornará o quarto de sua família a disputar um grande prêmio na F1; além dele, seu avô Emerson, seu tio-avô Wilson e o primo de segundo grau, Christian, filho de Wilson, também já correram na categoria.

O segundo reserva de Romain Grosjean e Kevin Magnussen é o suíço Louis Délétraz, que corre na F2. Ele é filho do ex-piloto Jean-Denis Délétraz, que disputou três corridas na F1.

Williams

Ex-piloto de testes e ex-membro da Academia de Pilotos da Renault, o anglo-sul-coreano Jack Aitken é a única opção da Williams caso George Russell ou Nicholas Latifi contraiam o coronavírus. Com 24 anos, Aitken foi contratado para substituir Latifi na função de terceiro piloto. Ele disputou a F2 em 2019 e 2018, somando três vitórias, e foi vice-campeão da então GP3 Series (hoje F3) em 2017, temporada vencida pelo compatriota Russell.

Do Globo Esporte