Com buracos, ruas do Pioneiro parecem “campo de guerra”. Obra é uma das culpadas

A região do Jardim Pioneiro há muitos anos sofre com o descaso do poder público e o abandono, principalmente de suas ruas.

pio7Novos empreendimentos imobiliários surgiram na região, desmatando a vegetação e causando impactos ambientais e de vizinhança. Parece um campo de guerra, quando bombas caem e explodem, deixando inúmeros buracos.

O leitor Max Barbosa enviou e-mail para nossa redação e conta todo o drama da população que mora e passa pelo local. Recentemente nossa reportagem passou pela Estrada do Caiapiá e viu o monte de buracos e a falta de recapeamento.

Leia a denúncia do leitor:

Gostaria de enviar-lhes denúncia da destruição do asfalto das ruas do Jardim Pioneiro (Estrada do Caiapiá, Estrada Danúbio, Estrada Ipanema e Estrada Normandia) por parte dos caminhões que vem transitando na região para aterrar a área na obra localizada nesta última rua (alvará 11945 de 21/08/2014).

Ninguém do canteiro de obras soube informar ao certo o que vai ser construído: boatos dão conta de uma Academia, mas é questionável, pois a localização não favoreceria o retorno do investimento.

Local da obra e destaque da rota realizada pelos caminhoneiros
Local da obra e destaque da rota realizada pelos caminhoneiros

Os caminhões para aterramento e nivelamento do terreno começaram a circular na região em agosto/2015, de forma que hoje todo asfalto foi destruído, dificultando o tráfego dos carros de passeio. Tais ruas foram dimensionadas em largura e pavimento para o trânsito local dos moradores da região, não suportando o trafego constante de veículos de carga pesada.

Enfrentamos problemas diariamente neste trecho:
1. Não raro, trafegam em velocidade superior à prevista para a via. O trecho da Caiapiá até a Normandia é uma subida, o que deteriora ainda mais o asfalto, pois é realizada em velocidade com o caminhão carregado.

pio42. Com o asfalto da Normandia destruído (mão de subida, rumo à obra), os caminhoneiros têm trafegado na contramão, subindo em velocidade. Eu, por exemplo, já tive que desviar deles, jogando meu carro para o gramado à direita. Os próprios caminhões não conseguem mais aderência na mão correta para conseguir subir a rua. (fotos tiradas no sentido de descida)

 

 

pio3Este trecho tornou-se extremamente inseguro, pois os carros derrapam com facilidade, principalmente nestes últimos dias de chuva.

No trecho do “S” (Danúbio e Ipanema) abriu-se uma cratera, obrigando aqueles que saem do bairro a trafegar na contramão da rua (submetendo-se ao risco de ter a surpresa de encontrar um apressadinho subindo)

 

pio2Um problema maior, ou melhor, mais antigo que temos na região é que a Estrada Normandia não foi inteiramente asfaltada e sem iluminação pública. Apesar de constar nos mapas oficiais, não existe asfalto/iluminação no trecho entre a Rua Leme e o nº 1000. Antes da circulação dos caminhões, os moradores da região poderiam sair tanto pela Caiapiá, como pela Rua Guarujá (esta, asfaltada). Após o início desta obra, a rota pela Estrada Guarujá ficou impraticável para os carros de passeio, devido às valetas profundas deixadas pelos caminhões, que se transformam em imensos atoleiros em dia de chuva.
Desde já agradeço, pela atenção e por eventual apoio na divulgação de tal denúncia.

pio5
N.R.: A reclamação foi enviada à Prefeitura de Cotia.

12 comentários em “Com buracos, ruas do Pioneiro parecem “campo de guerra”. Obra é uma das culpadas

  • 05/11/2015 em 09:39
    Permalink

    Realmente está impossível passar por essas ruas. Sou moradora da região, e com esses dias de chuva, o carro derrapa, muito perigoso. E os caminhões sobrem e descem com muita velocidade mesmo.

  • 05/11/2015 em 10:18
    Permalink

    Aproximadamente dez dias meu carro derrapou e bateu no barranco quebrando todo para-choque e os faróis dianteiros. E além disso vários tipos de animais e aves começaram a invadir nossas residências devido o desmatamento. Fui informada por eles que seria um condomínio de casas porém a solicitação na prefeitura parece ser de uma academia.

  • 05/11/2015 em 10:35
    Permalink

    Reitero os comentários da Rosangela. O problema das ruas não mais suportarem o nível de utilização atual é notório. Também, a questão da velocidade desproporcional dos caminhões ao trafegar nas ruas é absurdo, completa falta de educação e respeito. Moramos no Cond. Brilhos do Campo e, já encontramos dificuldades para descer Normandia com nosss carros. No sentido da subida, não ouso “me aventurar” subindo pelo barro. Uma vizinha nossa teve um dos seus veículos acidentado por derrapamento na mesma subida. Se a lei prevalecesse, e se houver pessoal qualificado/decente a frente do tratamento dos problemas da nossa região, esperaríamos encontrar acompanhamento no decorrer das obras. Ainda, e não menos impotante, no atual contexto que se econtram, suspenção até reparação decente das vias.

  • 05/11/2015 em 11:05
    Permalink

    gente , aqui no pioneira esta um absurdo , moro aqui 46 anos , nunca vi coisa igual
    buracos para todo lado , caminnhões acabando com as ruas , isso e um absurdo , por favor
    nos ajudem …

  • 05/11/2015 em 11:36
    Permalink

    Esta estrada está uma vergonha!! Os motoristas destes caminhões não respeitam os pedestres dirigem na contra mão e em alta velocidade.

  • 05/11/2015 em 12:46
    Permalink

    Também sou moradora da região e precisei fazer reparo na roda do meu veículo devido aos buracos que já estão parecendo crateras. É impossível transitar pelo local sem arriscar a própria vida ou sem ter uma abatia no bem material. É muito triste ver o descaso do poder público.

  • 05/11/2015 em 12:47
    Permalink

    Absurdo o descaso das autoridades! Pagamos nossos impostos abusivos e não temos nenhum retorno quanto ao problema. Sou moradora da região e está inviável trafegar pelas vias, Ainda mais com as chuvas frequentes a cada dia que passa fica ainda mais perigoso.Descaso total! Daqui ha alguns dias não conseguiremos chegar até nossas residências!

  • 05/11/2015 em 13:19
    Permalink

    É incrível como o poder público se omite a tamanho problema, já ocorreu dois acidentes no mês de outubro devido ao estado da via e as chuvas. Será preciso um acidente fatal para que medidas sejam tomadas? Outro ponto que devemos ressaltar é o fato de que nos mapas da prefeitura estas vias constam como asfaltadas e com iluminação pública. Quem é morador da região sabe que a situação relatada acima pelo morador Max é verdadeira, sendo assim o mínimo que deveria ser feito além da realização destas melhorias, seria a abertura uma investigação para verificar se a verba para tais melhorias não foi desviada.

  • 05/11/2015 em 15:44
    Permalink

    Estamos sendo muito lesionados por esta obra, passaram máquinas para alargar a via de terra(que consta como asfaltada na Prefeitura de Cotia) e após a chuva ela ficou intransitável. Já tivemos a ocorrência de dois acidentes e nenhuma providência foi tomada!!!
    Quanto ao asfalto nem se fala!!! Essa já é a segunda obra que deixa a via intransitável em menos de 2 anos! Somos obrigados a andar na contramão em uma estrada carente também de iluminação pública… precisamos de uma ação da Prefeitura já!!!! Alguém deve se responsabilizar pelos prejuízos causados ao patrimônio público e aos nossos carros!!!!

  • 05/11/2015 em 17:23
    Permalink

    Sou moradora da região, estamos sem condições de trafegar. Quando do inicio deste empreendimento já tivemos problemas com a rede de água que foi danificada , pois o trânsito dos caminhões quebraram o cano de abastecimento da rua. Nossas ruas estão uma calamidade. Somos diariamente importunados com a circulação imprudente e destruidora de nosso bem comum, asfalto(que asfalto) são buracos Enormes para uma região que se conhecia ASFALTDA e pela qual pagamos com nossos impostos. Afora a situação do asfalto contamos com a rua Normandia que consta na Prefeitura como totalmente asfaltada, o que não é verdade. Então contamos com muita poeira nos dias secos, e barro nos dias de chuvas, e nosso acesso a rua Guarujá impossível.

  • 05/11/2015 em 22:17
    Permalink

    pessoal, compartilho com todos, a indignação, de nós cidadãos, moradores das ruas citadas no artigo abaixo, infelizmente NENHUMA PROVIDÊNCIA É TOMADA!! estrada de terra em dias de chuva são pura lama, onde já tive meu carro lesionado com quebra de para choque e lanterna, obviamente o conserto saiu do meu bolso; estrada asfaltada, que não tem mais asfalto; caminhões a todo instante e em alta velocidade; onde fica o crescimento sustentável? o respeito com o próximo? ano que vem, temos eleições municipais, e aí??? enfim…..

  • 15/11/2015 em 22:29
    Permalink

    No dia seguinte à publicação desta matéria, o máximo que se fez, foi o preenchimento do buraco da foto da manchete com cascalho.
    Os próprios serviços básicos municipais já sentem o transtorno da falta de asfalto na Estrada Normandia: Verifiquei em dois dias desta semana que os caminhões de lixo são obrigados e dar a volta pela Estrada Caiapiá para acessar o outro extremo da Estrada Normandia

Fechado para comentários.