Começa a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência na Apae de Cotia

Serão cinco dias de atividades, a partir de segunda-feira (27) com apresentações culturais e palestras abertas aos profissionais da área de atendimento às pessoas com deficiências, pais e público em geral

Começou nesta segunda-feira (27) a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, da Apae de Cotia. A ideia é despertar a atenção da sociedade para a causa da inclusão, este ano sob o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas”.

A abertura oficial será na segunda-feira, às 14 horas, com a presença do presidente da instituição Paulo Generoso e show do músico especial Fernando Pavonni, que é autista.

Nos dias 28, 29 e 30 estão previstas cinco palestras (veja programação abaixo), todas são abertas ao público mas as vagas são limitadas por isso, os interessados devem fazer inscrição na secretaria da Apae.

Na sexta-feira (31) o encerramento ficará por conta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e a Secretara de Desenvolvimento Social e acontece no Espaço Viver a Vida no centro de Cotia.

“Talvez para qualquer pessoa sem deficiência, o simples motivo de sair de casa para apreciar uma palestra, conhecer outro ambiente, falar com pessoas que não estão em seu hol de relacionamento, não seja importante”, comentou Paulo Generoso presidente da Apae. “ Mas para quem vive uma realidade alternativa do autismo, da compreensão de um Down, da percepção de um PC (paralisia cerebral), ou mesmo dos indivíduos com suas múltiplas faces na deficiência física, surdez e cegueira, o simples fato de estar presente, ser percebido e ouvido é uma vitória, um alivio, uma higiene mental que não pode ser compreendido por mais ninguém, além de si mesmos”, completou.

Serão cinco dias de atividades como apresentações culturais e palestras abertas aos profissionais da área de atendimento às pessoas com deficiências, pais e público em geral.

“Todas as pessoas são convidadas para esse projeto, famílias de acometidos da deficiência, profissionais que têm por objetivo tratá-los e pessoas que nunca lidaram com assunto. Aprender para pode aplicar no futuro um conhecimento que nem sabem se terão a oportunidade de usar.”

Sobre a Apae de Cotia

Associação de Pais e Amigos do Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é garantir às pessoas com deficiência um espaço digno na sociedade. Em Cotia, a Apae abriu as portas em maio de 1989 e atualmente atende cerca de 300 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, que são atendidas por uma equipe multidisciplinar em diversos programas. Para manter as atividades, a Apae de Cotia, assim como todas as outras no Brasil, conta com recursos da iniciativa privada e parcerias com governos municipal, estadual e federal.

Serviço – Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência – Apae Cotia

Programação

– Segunda-feira (27/8)

14 h – Abertura oficial e show com Fernando Pavonni.

Terça-feira (28/8)

9h – “Similares X Genéricos” (medicação) – Dra Alessandra Freitas Russo – Neuropediatra

14h – Investindo na Pessoa com Deficiência “Inclusão no Mercado de Trabalho” com Damáris Lopes e Nathália Lopes Vieira

Quarta-feira (29/8)

9h – Palestra “Quebrando Tabus Sobre Sexualidade” com Maria Luiza da Silva e Fernanda Andrade – Psicólogas.

13h30 – 15h – Palestra “Aplicação da Alquimia em Nossos Dias” com Marcia Hortz – Terapeuta Holística, Alquimista e Acupuntura.

Quinta-feira (30/8)

14h – “Políticas Públicas” com Rodrigo Lemes Moreira (Diretor do Núcleo Social da APAE Cotia)

Local das palestras e da abertura: Apae de Cotia.

Sexta-feira (31/8)

9h – Encerramento da Semana de Valorização, no Espaço Cotiano