Começam hoje as atividades do Dia Internacional da Síndrome de Down na Apae Cotia

Na próxima quarta-feira (21) celebra-se, não por acaso, o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data, comemorada desde 2006, foi escolhida (21/3) porque representa, em números, a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade. A Apae de Cotia promove, entre os dias 19 e 21,  uma série de palestras  com especialistas para esclarecer pais e demais interessados acerca do tema com a “5ª Semana da Síndrome de Down”.

As atividades em Cotia começam com vivência corporal para crianças, que passarão a manhã de segunda-feira na Academia Team Nogueira, na Granja Viana. Na terça-feira (20), “Seletividade Alimentar e Nutrição na Síndrome de Down” será o tema de palestra ministrada pela fonoaudióloga Carla Deliberato e a Nutricionista Renata Alves,  na sede da instituição.

Na quarta-feira (21) dois eventos marcam o dia Mundial da Síndrome de Down. Pela manhã, das 8h30 às 12h30 acontece o I Seminário Inclusivo”, promovido pelo IN Movimento Inclusivo, no Lounge 26,5, – com diversas palestras  voltada para professores, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas infantis e outros profissionais, bem como, pais de  alunos matriculados nas instituições e alunos de cursos superiores. (veja programação abaixo).

Ainda na quarta-feira, a partir das 14h30 o fisioterapeuta Sérgio Nogueira fará palestra sobre a Importância da Estimulação Precoce na Síndrome de Down.

As atividades são abertas ao público e as vagas limitadas. Para participar basta entrar contato por telefone 11 4615-5353 ou e-mail [email protected] .

O que é a Síndrome de Down

A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com Down ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

É importante esclarecer que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa, associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.  As crianças, os jovens e os adultos com Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas. E como todos nós, são capazes de sentir, amar, aprender, se divertir, ir à escola e trabalhar e terem vida com plena autonomia.

A Apae de Cotia é referência no atendimento de pessoas com Síndrome Down.  Segundo o presidente, Paulo Generoso, os recém-nascidos atendidos na entidade recebem atenção global, ou seja, todos os aspectos da estimulação, para que possam crescer com saúde e incluídos na sociedade. “Nesse processo, o envolvimento dos pais, parentes e amigos é primordial, por esse motivo um dos propósitos da Apae de Cotia é envolver as pessoas que estão em torno da pessoa Down”, comentou.

A ideia de celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial.

“Trabalhar com as pessoas com Síndrome de Down é edificante, é receber carinho a todo o momento, é receber sinceridade; não existe melindre. É sentir-se em um ambiente onde a preocupação é apenas a de continuar junto a essas crianças, jovens e adultos. Eu tenho enorme satisfação em fazer parte da Apae de Cotia. É uma honra!”, finalizou Generoso.

Sobre a Apae Cotia
Associação de Pais e Amigos do Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é garantir às pessoas com deficiência um espaço digno na sociedade.
Em Cotia, a Apae abriu as portas em maio de 1989 e atualmente atende cerca de 300 entre crianças e adolescentes, que são atendidas por equipe multidisciplinar em diversos programas e atividades.  Para manter as atividades, a Apae Cotia assim como todas as outras no Brasil, conta com recursos da iniciativa privada e parcerias com governos municipal, estadual e federal.

Serviço
PROGRAMAÇÃO – 5ª Semana da Síndrome de Down Apae Cotia

19/03/2017 – Segunda-feira
Vivências Corporais para crianças
Horário: 9h30 às 11h30
Visita à Academia de Luta “Team Nogueira”.

20/03/2017 – terça-feira
Palestra: “Seletividade Alimentar e Nutrição na Síndrome de Down
Palestrantes: Carla Deliberato (Fonoaudióloga) / Renata Alves (Nutricionista)
Horário: 9h00
Local: Apae de Cotia

21/03/2017 – quarta-feira
Seminário Inclusivo
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Lounge 26,5 – Rua Estácio de Sá, 1891 – Granja Viana (altura do km 26,5 da Raposo Tavares)
Temas e palestrantes
A pessoa com deficiência e o acesso a cidadania.
Palestrante: Eliana Thomaz de Mello
Pedagoga, Psicopedagoga Clínica, Consultora Educacional, Mestre e Doutoranda em Psicologia Educacional no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO.

Relato de Experiência Instituição: Escola da Vila
Palestrante: Adriana Reali Mendes
Pedagoga e trabalhou como professora de referência do Ensino Fundamental 1 da Escola da Vila por mais de 20 anos. Atualmente é orientadora educacional e pedagógica de turmas de Fundamental 1 na Unidade da Granja Viana e, além disso, há 18 anos atua como formadora de professores em nosso Centro de Formação.

Relato de Experiência
Instituição: Colégio Via Sapiens
Palestrante: Camila F. Figueiredo
Pedagoga e psicopedagoga; atua desde 2001 como professora e coordenadora pedagógica da educação infantil e ensino fundamental, no Colégio Via sapiens.

Relato de Experiência
Instituição: Colégio Sidarta
Palestrante: Cláudia Siqueira
Diretora do Instituto Sidarta, historiadora, pedagoga pós-graduada em Educação Infantil pela PUC e em Pedagogia de Projetos pela USP. Tem como foco de pesquisa a Primeira Infância e formação docente. Cursou especialização em Primeira Infância em Harvard e participou do ISTEP (Estudo sobre o programa de formação de professores) na Universidade de Stanford. Palestrante e consultora na área de primeira infância e gestão escolar.

Transtorno do Espectro Autista: implicações em Aprendizagem e Educação Inclusiva
Palestrante: Tânia Sbervelieri
Formada em Fonoaudiologia pela PUC/CAMP , tem aperfeiçoamento em Fissura Labiopalatina e deformidades maxilomandibulares pelo Hospital dos Defeitos da Face, especialista em Alfabetização , Leitura e Escrita e distúrbios da Aprendizagem pelo CEFAC , pós graduanda em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela Censupeg. Fonoaudióloga Educacional pela In Fono Saúde e Educação em capacitação profissional e Orientação Familiar. Voluntária pelo Grupo Amais de Pais e Amigos de Crianças Autistas de São Roque.

Panorama Inclusivo das Escolas Municipais
Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Cotia / Departamento de Educação Especial
Palestrante: Leandro Marques Yoshizumi
Professor de Educação Física e Fisioterapeuta. Desde 2017 atua no Departamento de Educação Especial. Coordenador e Professor dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Faculdade Mario Schenberg.

21/03/2017 – quarta-feira
Palestra:  Importância da Estimulação Precoce na Síndrome de Down
Palestrante: Sérgio Nogueira (fisioterapeuta)
Horário: 14h30
Local: Apae de Cotia

Mais Informações
Apae de Cotia
Rua Eurícledes Formiga, 50 – Jardim Cláudio
Fone: 4615-5353