Comerciantes de Cotia querem volta do Ciretran na delegacia

Comerciantes da região da delegacia de Cotia fizeram um abaixo-assinado pedindo a volta do Ciretran ao antigo local, ao lado do 1º Distrito Policial.

A alegação é de que desde que o órgão mudou-se para o antigo prédio da prefeitura, o movimento no comércio das ruas próximas caiu. Pouco mais de 800 assinaturas foram colhidas, protocoladas e encaminhadas à prefeitura, pedindo a volta do órgão ao antigo prédio.

Alguns comércios tinham seu maior movimento graças ao Ciretran, como uma papelaria, que vendia formulários, xerox, entre outros produtos.

A padaria da rua sentiu o reflexo da mudança, assim como uma lanchonete vizinha, o movimento de clientes diminuiu consideravelmente. Até uma agência de motos próxima teve seu atendimento reduzido.

Mudança

Os motivos da mudança do Ciretran até hoje não foram bem explicadas. Ela foi feita no início de 2009, mas os funcionários já sabiam da mudança desde meados de 2008, antes das eleições. Na época, o comentário era de que a mudança seria de cunho político.

O antigo prédio tinha maior espaço para atender e acomodar as pessoas e o setor de vistoria e emplacamento de veículos, apesar de precário, era maior e em uma rua de pouco trânsito. O local de atendimento na antiga Procotia é pequeno, apertado e as pessoas esperam em longas filas sob sol e chuva. Não há espaço para protegê-los das intempéries do tempo.

Os funcionários também reclamam. O espaço para trabalhar é menor. Os arquivos estão empilhados em prateleiras, acumulando pó e prejudicando a saúde de quem trabalha no local.

No setor de vistoria e emplacamento foi feito um “cobertinho” com seis vigas de madeira e telha Eternit, que não protege do sol e muito menos das fortes chuvas dos últimos meses, onde o atendimento era suspenso no momento das tempestades.

Outro agravante do local é o descumprimento das leis de trânsito. A fila de carros para serem vistoriados e emplacados fica embaixo de uma placa de proibido estacionar e em faixa amarela, complicando ainda mais o trânsito local.