Compensação de boletos no mesmo dia começou nesta sexta

Mais agilidade no sistema financeiro. A partir desta sexta-feira (15), o pagamento por boleto bancário será compensado no mesmo dia. Na prática, não existem mudanças para quem paga, mas para quem irá receber o dinheiro.

O cobrador não vai mais precisar esperar até o dia seguinte para receber o valor, como acontece atualmente. Isso só vale se o consumidor pagar o boleto até às 16h30. Após esse horário, a liquidação só ocorrerá no dia seguinte.

A novidade é um projeto de modernização feito pelo setor bancário, e ao todo, 136 instituições financeiras vão aderir à modalidade.

Segundo a Febraban, no início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% deverão ser liquidados em um dia. Mas a ideia é trazer toda a liquidação de boletos com prazo de recebimento para o mesmo dia.

O boleto é um dos meios mais usados pelos brasileiros para quitar contas de consumo no dia a dia, como água, luz, gás e telefone. No ano passado, foram 4,2 bilhões de documentos transacionados, totalizando R$ 5,8 trilhões. Só fica atrás do Pix, que assume a liderança entre os meios de pagamento no país.

Do NewsRondonia