Conclusão de obra do prédio da PM em Cotia vai atrasar cinco meses

As obras do novo prédio que será a base da 3ª Cia do 33º Batalhão de Polícia Militar no Centro de Cotia não foram entregues no prazo estabelecido.

De acordo com a placa instalada na frente da construção, que fica nas esquinas das avenidas Nossa Senhora de Fátima com Antônio Mathias de Camargo e Rua Guido Fecchio, o prazo de término da obra era em 2 de agosto de 2023.

A obra segue em ritmo acelerado, com muitos operários trabalhando e três pisos estão construídos, mas nossa reportagem conversou informalmente com operários e eles disseram que a parte de alvenaria já está em andamento, mas que a conclusão do prédio só deve acontecer em cinco meses, mais para o mês de janeiro.

Vale lembrar que o prédio era para ter sido entregue em 2020, mas sofreu interrupções. Em agosto do ano passado, conforme mostrou o Jornal Cotia Agora, finalmente uma empresa assumiu a construção e, desde então, não parou mais.

Há quase duas décadas a PM está instalada na Rua Baptista Cepellos em um prédio alugado. O espaço já não comporta mais o efetivo e a nova base será importante para dar mais estrutura para a corporação.

Novela

O Jornal Cotia Agora vem acompanhando esse caso há três anos. O terreno pertencente à Polícia Militar, teve parte de seu barranco levado pela chuva em 2020 e por diversas vezes colocou a população em risco. Em 2021 houve outra queda do barranco, soterrando um operário, que ficou levemente ferido.

A obra ficou paralisada por seis vezes. O muro de concreto para contenção do barranco e da rua ficou pronto em 2022, parte da calçada recebeu concretagem e os tapumes que separavam a obra da via, foram retirados. Para piorar, o isolamento feito para proteger os pedestres dos carros, não existia mais.

A calçada não teve acabamento e um muro ou grade não foram colocados para evitar queda de pessoas. Com a falta de isolamento para os pedestres, ocorreram pequenos atropelamentos, já que ali existe um semáforo e alguns motoristas abusam da velocidade quando este amarela, na pressa de passar logo pelo local.

O próprio editor deste jornal sofreu um leve acidente por conta de um caminhão baú, em velocidade não compatível com a via, que estava com pressa de passar o sinal. A curva foi fechada e jogou o cidadão contra os tapumes.

A Prefeitura chegou em 2021 a notificar a empresa responsável pela obra pela demora e a falta de proteção aos pedestres, mas acabou conivente com o descaso do Governo do Estado com a cidade.