Conforme anunciado em 2021 pelo Cotia Agora, cemitérios serão terceirizados e cidade terá crematório

Uma notícia já anunciada com exclusividade no início de 2021 pelo Jornal Cotia Agora finalmente será implantada na cidade. Os cemitérios de Cotia serão terceirizados, após processo licitatório que foi vencido pela empresa Colina.

A licitação foi aberta em 2022 e desde então as partes estavam tratando dos trâmites legais. A empresa terceirizada administrará os quatro cemitérios da cidade e ainda será responsável pela implantação de um crematório municipal (será no Km 30, com prazo de entrega de 3 anos) e clínica de tanatopraxia (técnica de conservação do corpo).

Cotia tem quatro cemitérios municipais, o Central, o do Maranhão, que fica no Recanto dos Victors, Jardim das Flores (km 30 da Raposo Tavares) e o de Caucaia do Alto, que reúnem cerca de 14 mil túmulos.

Atualmente o serviço funerário é administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras e se localiza ao lado do IML – Instituto Médico Legal.

Caberá à empresa, executar reformas e manutenção, além de possíveis ampliações nos cemitérios. Nos últimos anos aconteceram muitas reclamações de munícipes em relação ao abandono dos locais, principalmente o do Maranhão.

A companhia prevê que serão criados 50 postos de trabalho diretos inicialmente; o número total pode chegar a 100 empregos na região ao longo da implantação dos serviços. Indiretamente, devem ser geradas cerca de 50 vagas.