Cotia adere a fundo de proteção à água e bacias hidrográficas

O Governo do Estado disponibiliza para os municípios o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), que tem o objetivo de financiar programas e ações na área de recursos hídricos, de modo a promover a melhoria e proteção dos corpos d´água e de bacias hidrográficas.

Cotia foi contemplada com um investimento que subsidiará a primeira parte da elaboração do Plano de Macrodrenagem da Bacia do Rio Cotia e do município.

O prefeito de Cotia, Carlão Camargo, esteve no Palácio dos Bandeirantes para oficializar o convênio, que também foi assinado pelo Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado e também Presidente Mundial do Conselho das Águas, Benedito Braga.

A primeira meta do plano é realizar um levantamento, geração e organização de dados. Esta fase será divida em três etapas:

1ª Mosaico de imagens de satélite e Modelo digital de terreno;

2ª Dados geográficos vetoriais e dados hidrológicos.

Já a segunda meta do projeto implicará na geração de produtos finais, divididos entre produtos cartográficos (banco de dados geográficos e SIG) e diagnóstico socioambiental (relatórios de meio físico, meio biótico, socioeconômico e de uso e ocupação do solo).