Cotia contrata empresa que atualizará estudos para licitação para perueiros circularem

A Prefeitura de Cotia contratou sem licitação a empresa GPO Sistran Engenharia Ltda para atualizar os estudos econômicos do projeto básico para delegação do serviço alternativo de transporte público municipal.

O valor do contrato, assinado na quarta-feira (20) é de R$ 31.875,22 e tem prazo de três meses. O Extrato do Contrato foi publicado na edição de quinta-feira (21) do Diário Oficial do Estado.

A prefeitura já havia publicado a inexigibilidade de licitação para a contratação da empresa (LEIA AQUI)

Processo está suspenso

Cotia realizou no dia 23 de maio de 2019 Concorrência Pública, do tipo maior oferta, para o Transporte Coletivo Alternativo de Passageiros em regime de concessão, operado com veículos de pequeno porte.

No Diário Oficial do dia 31 de maio daquele ano, a prefeitura divulgou o resultado da primeira etapa do certame, relativa ao julgamento da documentação. Por unanimidade a Comissão Permanente de Licitações habilitou duas empresas: a COOPERTRANSBUS – Cooperativa de Serviços, Trabalho e Suporte ao Transporte e a Danúbio Azul.

As propostas comerciais das duas empresas foram abertas no dia 4 de julho, dando prosseguimento à licitação. O prazo da concessão é de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período, e a tarifa-referência de remuneração do serviço será de R$ 4,50, válida a partir da assinatura do contrato.

No dia 31 de julho a prefeitura divulgou no Diário Oficial o resultado do julgamento, definindo a Coopertransbus (Cooperativa de Serviços, Trabalho e Suporte ao Transporte) como a vencedora da concorrência pública para o Transporte Coletivo Alternativo de Passageiros em regime de concessão. A Coopertransbus é a atual Cooper Star, que já atuava no sistema alternativo da cidade.

No dia 15 de abril de 2020 a prefeitura suspendeu o resultado da licitação, revogando o processo (LEIA AQUI).

Em junho de 2020, a prefeitura negou recursos da Coopertransbus e da Danúbio e manteve revogada a licitação das linhas municipais. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 12 de junho.

Por Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes (Diário do Transporte)