‘Cotia Das Antigas’ com Professor Marcos Martinez (Marcão): Jornal da Cidade, Danúbio Azul, o drama de um povo
Vários movimentos na década de 80 reivindicavam o fim do monopólio da empresa de ônibus Danúbio Azul. A matéria de capa do Jornal da Cidade, estampa uma manifestação de 4 mil usuários do transporte público (encheram a Praça da Matriz) pela melhoria do serviço de transporte prestado pela Danúbio Azul.
A pauta de reivindicação do movimento era extensa: O preço alto da passagem, a quebra do monopólio da empresa na cidade, a precariedade dos ônibus, coletivos superlotados a qualquer hora do dia, o cumprimento do horário nas linhas e a demora na espera dos ônibus.
Uma luta de anos. Uma moradora relata estranheza em uma sessão na Câmara Municipal, que o Presidente da empresa de ônibus foi dar depoimento em uma CPI sobre o desmando da Danúbio em Cotia.
Só que, um único vereador podia fazer perguntas, assim evitando que a oposição formulasse indagações. Estranheza maior diz a moradora do Jardim São Vicente, que depois da reunião com o Presidente da Danubio Azul, foi servido um coquetel ao mesmo. Matéria publicada em 19 de abril de 1985.
*Marcos Martinez é escritor e formado em História; atuou na Secretaria da Educação de Cotia de 2000 a 2008. Atualmente presta trabalho na Fundação Gentil, na elaboração e implantação de projetos educacionais para o ensino fundamental. Escreveu os livros Memória & imagem e Hospital de Cotia: um símbolo. Escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora.