Cotia Das Antigas com Professor Marcos Martinez (Marcão). Jornal da Cidade: Incêndio causa prejuízo total

O Supermercado Pedroso, tradicional mercado de Cotia, em 1980 pegou fogo (antes do Pedroso funcionava a venda do Nhô Quim, aberta no ano de 1914).

O incêndio começou no estoque do mercado e se espalhou rapidamente pela loja. Antes da chegada dos Bombeiros criou-se uma rede de solidariedade na cidade: O carro pipa da Prefeitura de Cotia, a Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Militar e transeuntes se uniram na tentativa de apagar o fogo que destruía quase cem anos de história.

Moradores comuns tentavam salvar mercadorias e apagar o fogo. A turma do PX (rádio amador) teve um papel fundamental na chamada do socorro: Entrou em contato com os bombeiros de Osasco, depois de vinte minutos, eles estavam no local do incêndio.

Mas, o fogo tinha tomado conta do prédio e destruiu totalmente o Supermercado Pedroso. A manchete interna do Jornal da Cidade anunciava o tamanho do prejuízo e da tragédia: “Incêndio causa mais de vinte e cinco milhões de prejuízo”. Matéria publicada no 13 de junho de 1980, uma sexta-feira.

*Marcos Martinez é escritor e formado em História; atuou na Secretaria da Educação de Cotia de 2000 a 2008. Atualmente presta trabalho na Fundação Gentil, na elaboração e implantação de projetos educacionais para o ensino fundamental. Escreveu os livros Memória & imagem e Hospital de Cotia: um símbolo. Escreve no Jornal Cotia Agora.