Cotia e cidades da região farão parceria de negócios com associação de Portugal

O Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), do qual Cotia faz parte, firmará uma parceria com a Amal (Associação Intermunicipal do Algarve), que atua na região de Portugal e reúne 16 municípios, sendo eles: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

O convênio prevê intercâmbios para fomento de negócios entre as respectivas regiões, realização conjunta de eventos internacionais, além do planejamento de programas e projetos entre as cidades que compõem os dois consórcios.

O principal objetivo do acordo é estabelecer uma parceria mútua, com um plano de ação voltado à promoção de negócios e desenvolvimento econômico sustentável, assim como à troca de experiências quanto a medidas de boas práticas na gestão pública.

O acordo terá vigência de dois anos, com cada uma das partes representada por uma pessoa designada para dar andamento às atividades que serão desenvolvidas em conjunto.

De acordo com o presidente do Cioeste, Elvis Cezar, “o convênio com a Amal possibilitará novos negócios e desenvolvimento para as regiões, bem como a abertura de mercados e troca de experiência entre os dirigentes das cidades”.

Por sua vez, o presidente da Amal, Jorge Manuel Nascimento Botelho, acredita que “o acordo com o Cioeste possibilitará que empresas e empresários portugueses venham fazer negócios com o Brasil, através do consórcio”. Para ele, “será uma grande porta de entrada da Europa para a América do Sul”.

O protocolo de cooperação foi assinado no último dia 5 de junho, respectivamente, na sede do Cioeste, localizada em São Paulo, e em Portugal. Um novo encontro será realizado agora, na região de Algarve, para a definição conjunta de uma pauta para que as primeiras ações, que visam à promoção de melhorias e intercâmbios entre as cidades, sejam colocadas em prática. Sendo assim, as equipes das cidades participantes do acordo estabelecerão as iniciativas a serem empreendidas no plano de ação entre o Cioeste e a Amal.