Cotia é sede do 2º Congresso de Psicanálise de São Paulo

A dificuldade em conciliar vida profissional com vida pessoal está acelerando o tempo. As horas voam, os dias são mais curtos, as tarefas do dia a dia viram uma batalha. Mesmo as facilidades adquiridas com os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais, o ser humano não aprendeu a lidar com os seus conflitos internos. Essa rápida adaptação afetou o bem-estar das pessoas tornando-as depressivas, ansiosas com dores somatizadas no corpo.

Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, divulgados em 2023, o Brasil é o país com o maior número de casos de ansiedade do mundo. São 18,6 milhões (9,3%) de pessoas que possuem algum dos sintomas da doença. Depois vem os 11 milhões (5,6%) de habitantes que sofrem de depressão e os 15 milhões de pacientes diabéticos.

“Somos seres contraditórios por essência. Não sabemos o que somos, queremos e buscamos. A psicanálise é uma ferramenta para reflexão que organiza a jornada. Nos ajuda a clarear o que está na sombra, nos tornamos mais conscientes em nossas escolhas e decisões”, explica Kelly Occaso – Psicanalista Clínica Multidisciplinar, Psicologia Analítica Junguiana, Terapeuta de Regressão de Memória e Diretora do Espaço Asas.

O tema ‘A psicanálise em um mundo contraditório abordará’ – no formato de painéis e palestras – os medos, desejos, angústias nas diferentes fases da vida que impedem o desenvolvimento do indivíduo. Voltado para psicanalistas, psicólogos, terapeutas, estudantes das áreas de ciências humanas, saúde, público em geral, o 2º Congresso de Psicanálise acontecerá no dia 25 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Vila Pau Brasil, em Cotia (foto).

PROGRAMAÇÃO
• Palestra: O adolescente na pós-modernidade
Palestrante: dra. Sueli Hisada – Psicóloga doutorada pela USP com Mestrado em Psicologia pela PUC, autora do livro Psicanálise na Arte e de outras seis obras.
• Painel 1
Mediador: Eduardo (Eddy) Santos – Graduado em Psicologia pela FMU e em Psicanálise pela Escola de Psicanálise de São Paulo (EPSP) com especialização nos trabalhos de Sigmund Freud e Jacques Lacan.
Tema: O adoecimento do indivíduo em seu ambiente de trabalho
Participante: Simone Gonçalves – Psicanalista Clínica.
Tema: Anima e Animus: o desequilíbrio nas relações contemporâneas
Participante: Roberta Oliveira – Psicanalista Clínica
• Painel 2
Mediador: Kelly Occaso – Psicanalista Clínica Multidisciplinar, Psicologia Analítica Junguiana, Terapeuta de Regressão de Memória, Diretora do Espaço Asas.
Tema: Janelas para compreensão com grandes temas da atualidade em foco
Participante: Monik Sittoni – Psicanalista, Sexóloga, Estudiosa e Pesquisadora Psicanalítica dos trabalhos de Melanie Klein e Wilhelm Reich aplicados no campo político-social de gêneros e classes.
Participante: Caio César – Psicólogo e Psicanalista estudioso das abordagens Freudianas e Lacanianas com foco nas relações étnicas, classes, migrações e gêneros.
Tema: Faltas e excessos – desafios da clínica frente à virtualização das relações
Palestrante: Tassia Borges – Mestrado em Psicologia, Formada em Cultura pela PUC com Bacharelado em Letras pela USP, especialista em Psicanálise Kleiniana.

Sobre o Espaço Asas – Centro de Ensino para formação e especialização em psicanálise. Possui um Núcleo de Cuidado Emocional para acolhimento de pessoas que buscam autoconhecimento, através da análise individual ou vivências terapêuticas. Localizado na cidade de Cotia possui alunos e pacientes no Brasil e em outros países.

Anote na Agenda:
2º Congresso de Psicanálise – A psicanálise em um mundo contraditório
Dia: 25/11 (sábado)
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Vila Pau Brasil
End.: Rua Íris Memberg, 100 – Vila Jovina/Cotia
Informações/Inscrições: 9-9481-9159.