Cotia e três cidades da região possuem alto índice de proteção à infância

Cotia, Barueri, Jandira e Parnaíba são as cidades da região Oeste que oferecem melhores condições de vida para as crianças.

É o que aponta o Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), divulgado pela Fundação Seade e que reflete a capacidade dos municípios do Estado de São Paulo de promover o desenvolvimento infantil por meio do acesso aos serviços de saúde e educação voltados às crianças menores de seis anos. O índice é dividido em seis grupos, a partir de uma pontuação que vai de 0 a 1. O Grupo 1, com índice muito baixo, engloba os municípios com até 0,507 pontos no IPPI. Eles são 10% dos municípios paulistas e não incluem nenhum da região. O Grupo 2, de índice baixo, é composto pelos municípios que atingem valores acima de 0,507 até 0,611 no IPPI, que são 20% das cidades paulistas. Também não há representantes da região nesse grupo.

No Grupo 3, de índice médio baixo, estão os municípios que atingem valores acima de 0,611 até 0,683. Eles também são 20% das cidades paulistas, incluindo Itapevi e Pirapora do Bom Jesus, que tiveram os piores índices regionais. Já o Grupo 4, de índice médico e no qual também estão 20% das cidades paulistas, os valores são valores acima de 0,683 até 0,738 no IPPI, faixa que abrange, na região, Carapicuíba e Osasco. Na sequência, no Grupo 5, de índice considerado alto, estão os municípios com valores acima de 0,738 até 0,813 no IPPI e os que mais se destacam na região: Barueri, Cotia, Jandira e Santana de Parnaíba, entre 20% das cidades paulistas. O Grupo 6, com índice muito alto e que corresponde aos municípios com valores acima de 0,813 no IPPI – ou 10% das cidades do Estado – não traz representantes da região.

Ainda no levantamento por cidades, Barueri registrou o IPP mais alto, de 0,8061. Em seguida, aparece Jandira, com 0,7717. Parnaíba aparece logo na sequência, com 0,755, enquanto Cotia registrou 0,7485. Em Carapicuíba, o índice ficou em 0,7129. Osasco é a seguinte, com 0,6955, à frente apenas de Itapevi, com 0,6694, e Pirapora do Bom Jesus, com 0,6442. Dentre os critérios para o cálculo do índice estão indicadores de saúde, como percentual de nascidos vivos com baixo peso ao nascer (menos de 2,5 kg) e percentual de partos não cesarianos no SUS, taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos) e taxa de mortalidade por causas evitáveis em menores de um ano, e também de Educação, incluindo matrículas em creche em relação à população de 0 a 3 anos e matrículas em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos, número médio de profissionais, por turma, em creches nas redes pública e conveniada e número médio de docentes com ensino superior, para cada 26 crianças, em creches nas redes pública e conveniada.

Por Erica Celestini – Webdiario