Cotia fará ações de orientação contra a aids neste mês

Entre os dias 1º e 7 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Cotia participará da 15ª Campanha Fique Sabendo, que visa intensificar as ações de orientação sobre IST – Infecção Sexualmente Transmissível, aids e sífilis com uma mobilização neste sábado [veja abaixo]. A ação acontece no mês de luta contra a aids, o Dezembro Vermelho, e começa no Dia Mundial de Combate à aids (1º).

Dados da Vigilância Epidemiológica de Cotia mostram que 439 pacientes estavam matriculados e em atendimento na cidade, entre 1/11/2021 a 1/11/2022. No mesmo período, foram registrados 53 novos casos de HIV, 92 de sífilis e 64 de hepatites virais B e C.

A Campanha visa prevenir e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce e as Unidades Básicas de Saúde vão intensificar as ações educativas, além de realizarem testes rápidos em datas pré-definidas. As unidades especializadas e Pronto Atendimento também participam.

O objetivo é ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, além de vincular o portador do HIV à referência de atendimento do município, o Serviço de Atendimento Especializado, e ofertar o tratamento após o diagnóstico.

Os testes podem ser realizados gratuitamente a qualquer momento do ano, sem agendamento, na Avenida Professor Manoel José Pedroso, 843, 1º andar, Jardim Nomura, de segunda a sexta, das 7h às 16h. Informações no 4616-5921 e [email protected].