Cotia fará mutirão de combate ao câncer de útero

No sábado (23), das 8h às 14h, oito Unidades Básicas de Saúde de Cotia abrirão as portas para a realização da ação especial ‘Laço Lilás’. A programação integra a Campanha Março Lilás que, ao longo do mês, reforça as ações de conscientização sobre o câncer de colo de útero. Participam da ação de combate ao câncer de colo de útero as UBSs Atalaia, Arco-Íris, Caucaia do Alto, Japão, São Miguel, Parque Alexandre, Portão e Mirizola, com muita informação e realização de exames preventivos.

No Brasil, este tipo de câncer é o terceiro mais comum entre as mulheres e a Secretaria de Saúde realizará palestras educativas voltadas à saúde feminina, testes rápidos de HIV e sífilis, coleta de papanicolau, atualização de vacinas, aferição de pressão e vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer de colo de útero.

Além disso, as UBSs estão com atendimento por demanda espontânea, sem pedido médico, para coleta de papanicolaou durante o ano todo. Segundo a Secretaria de Saúde, além da vacinação, o exame é uma importante forma de prevenção e rastreamento do câncer de colo uterino, sendo fundamental que mulheres entre 25 e 59 anos o realizem periodicamente.