Cotia fará mutirão de multi vacinação para todas as idades neste sábado

Está marcada para sábado (11), das 9h às 16h, um mutirão de vacinação para covid, meningite, sarampo, entre outras, mediante avaliação da situação vacinal de cada pessoa. Funcionarão as Unidades Básicas de Saúde Atalaia, Arco-Íris, Portão, Caucaia do Alto e Assa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, será aplicada a 3ª dose contra a covid-19 em todas as pessoas com idade a partir de 5 a 12 anos, respeitando o intervalo entre a 2ª dose e 3ª que é de quatro meses. Além disso, qualquer pessoa com idade a partir de 6 meses já pode se vacinar contra a covid-19.

Para se vacinar contra a covid ou contra outras doenças, basta comparecer à UBS com documento com foto, CPF, cartão de vacina. Caso a criança não tenha CPF, levar o cartão SUS. No caso das crianças é obrigatório apresentar a caderneta de vacina. “Serão vacinadas todas as pessoas que precisarem, após avaliação da equipe de enfermagem. Fica o nosso apelo para que as pessoas aproveitem esta oportunidade de atualização das vacinas, elas [vacinas] têm protegido a humanidade de doenças graves e não podemos permitir o agravamento e surgimento de pandemias por conta de falta de imunização quando temos vacinas disponíveis”, destacou o secretário Magno Sauter.

A Secretaria de Saúde reforçou que os jovens com idade até 19 anos poderão receber a vacina contra a meningite, desde que não tenham sido vacinados na infância e não receberam o reforço. Importante destacar, que esta faixa etária estará sendo atendida com este imunizante apenas até o dia 28 de fevereiro, conforme determinação do governo do estado.