Cotia recebe em março, mais uma edição do Teatro nos Parques, na Granja Viana

Desde a 1ª edição em setembro de 2009, o Teatro nos Parques mostrou sua vocação de permanência e não parou de crescer até se consolidar como uma das maiores e mais completas mostras de teatro ao ar livre. Concebida com a intenção de trazer a arte para o cotidiano e torná-la acessível desmistificando a ideia que só pode estar presente em museus, bibliotecas ou teatros, ao longo dos anos e a cada edição o propósito do projeto vem impactando positivamente na vida dos habitantes das cidades por meio da interação com o meio ambiente, da valorização de atitudes e hábitos inerentes à sociabilidade, ao convívio coletivo e ao respeito pelo patrimônio ambiental.

O Teatro nos Parques ganhou longevidade e este ano terá três edições previstas para acontecer em 14 cidades e três estados do país. Cotia vai receber duas apresentações, no dia 6 de março, no Parque Teresa Maia, na Granja Viana.
Os espetáculos estão marcados para 11h (Cia da Tribo com o espatáculo Água Doce) e 16h (Cia Truks com a peça Zoo-Ilógico), com entrada gratuita.

Complementando a programação, são realizadas oficinas ou atividades lúdicas, voltadas ao brincar com ênfase nos conceitos básicos de sustentabilidade, na cultura da preservação e do reaproveitamento de materiais recicláveis e orgânicos.

Sinopses

ÁGUA DOCE: Trata da relação do homem com a água doce, dando destaque aos rios brasileiros, o espetáculo conta a história do mito da Iara e de outros seres folclóricos presentes nas comunidades ribeirinhas.
O espetáculo traz quatro personagens – Iara, Abaré, Cacira e Xirú – que se aventuram para proteger os rios. Iara, a Mãe do Rio, é amaldiçoada ao matar sua irmã, Cacira, e sua amargura deixa um rastro de destruição, com o rio poluído e sujo. Seu irmão, Abaré, enviado pelo pai Xirú, se aventura por correntezas e turbulências para reencontrar sua irmã e dar nova vida aos peixes e ao rio. Na trajetória, encontra seres de mitos ribeirinhos que o ajudam na jornada, como a Cobra Grande, o Cabeça de Cuia, as três Marias, o Jaguarão e o Pirarucu.

ZOO-ILÓGICO: Dois amigos resolvem fazer um piquenique no Zoológico. Ao encontrarem as portas do parque fechadas, não se intimidarão em criar, com muita criatividade, o seu zoológico particular. Bichos serão feitos de pratos de plástico, panos, garrafas pet, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos. As nada comuns criaturas viverão situações cômicas ou poéticas. Estará criado o Zoo-ilógico, possível na imaginação de todos. E aberto, sempre!