Cotia reforça aplicação da vacina Bivalente contra covid em público alvo

A Secretaria de Saúde de Cotia está aplicando o reforço da vacina contra a covid-19 com a dose Bivalente em idosos com mais de 60 e em pessoas imunocomprometidas acima dos 12, desde que tenham o intervalo de 6 meses da última dose da Bivalente. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. O reforço segue a recomendação do Ministério da Saúde para prevenção e controle da doença.

Para receber a vacina de reforço basta comparecer à UBS mais próxima com documento oficial de identificação com foto e comprovante da última dose (físico ou digital). A vacina disponível é a Pfizer Bivalente, que tem eficácia comprovada contra as novas subvariantes do vírus.

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas imunocomprometidos pessoas com Imunodeficiência primária grave; Tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas com aids; uso de corticóides em doses de 20 mg/dia ou mais de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; uso de drogas modificadoras para o sistema imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.