Cotia teve em janeiro, quedas de quase 3 mil raios

O mês de janeiro foi atípico em relação aos últimos dois anos. Muita chuva caiu sobre Cotia e o número de raios que atingiram a cidade foi de grande proporção.

Com as tempestades, 2.780 raios caíram sobre o Município, segundo apurou o Jornal Cotia Agora junto ao  Elat – Grupo de Eletricidade Atmosférica, órgão ligado ao Inpe – Instituto de Pesquisa Espacial questionando sobre o índice de descargas elétricas em Cotia.

Os dados apontados pelo órgão são entre 1º e 31 de janeiro de 2017 e esta atividade de descargas pode ser considerada alta em relação ao ano passado (registro de 800 raios nuvem-solo no mesmo período), porém, ainda é cedo para afirmar as causas.

Todo ano, 50 milhões de raios caem sobre o Brasil

Uma equipe de 30 profissionais do Elat monitora, durante 24 horas, as ocorrências no país. São eles que emitem os alertas sobre a chegada de uma tempestade e acompanham o paradeiro dos cerca de 50 milhões de raios de caem no Brasil todos os anos.

“Nós fazemos monitoramento em tempo real, com modelos que interpretam os dados captados pelos nossos sensores espalhados pelo país”, detalha Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat, que foi criado em 1995.

A rede operada pelo Elat, a BrasilDAT, tem 70 sensores distribuídos pelo território nacional. “Aqui nós avaliamos as imagens enviadas por esses equipamentos, fazemos os relatórios avisando onde irão cair os raios e passamos aos nossos parceiros”, diz Diovane Rodolfo de Campos, técnico do núcleo, baseado em São José dos Campos, no estado de São Paulo, Sudeste do Brasil.

Os parceiros do Elat são empresas, principalmente dos setores elétrico e da construção civil. Para elas, saber com antecedência por onde a tempestade de raios irá passar tem importância estratégica.

Uma distribuidora de eletricidade, por exemplo, tem a chance de desligar as partes da rede localizadas na região de ocorrência dos raios ou redistribuir a energia por linhas que evitem a área. No caso de uma empreiteira, quando a rota das descargas elétricas coincide com a localização de uma obra, a empresa dispensa os trabalhadores.

Foto: Elat/Inpe