Cotia teve queda de 57% de casos de dengue em 2023. Cenário é diferente do resto do país

A Vigilância Epidemiológica do Estado divulgou o balanço final da dengue no estado e Cotia teve mais quatro casos em dezembro, segundo apurou o Jornal Cotia Agora.

Com o novo índice de dezembro, este número ficou estabilizado em 112 casos no ano. Em 2023 foram 103 autóctones (contraídos na própria cidade) e 9 importados (vindos de outra localidade). Em doze meses aconteceram 751 notificações.

Este número final de 2023 é 57% abaixo do registrado em 2022. No ano retrasado, tivemos na cidade 259 casos (246 autóctones e 13 importados).

A queda dos casos na cidade vai na contramão do resto do país, onde em algumas cidades há surto de dengue e muitos casos de morte. Só neste mês de janeiro, o Brasil registrou mais de 5 mil casos, com surtos no DF. Em São Paulo os casos aumentam a cada dia e recentemente surgiu o primeiro de dengue sorotipo 3.

No Brasil há quatro sorotipos em circulação, isso mostra que cada pessoa pode pegar a doença quatro vezes. Se uma pessoa, por exemplo, pega o sorotipo 1, ela fica imune a ele, mas suscetível a pegar os outros três.

Por Beto Kodiak – Jornal Cotia Agora