Cotia vende mais de 1 tonelada de repolho liso para a Ceagesp ao ano

Com uma crescente taxa de redução no preço do atacado da Ceagesp, o repolho liso é o produto destaque da semana. Apresentando uma redução média mensal de 14,3%, a verdura foi cotada na última segunda (30), a R$ 20,53/engradado, representando uma redução média anual de 46,8% quando comparado à cotação realizada na mesma época do ano passando, quando estava a R$38,62/engradado.

O produto é plantado em Cotia, que é a terceira cidade do estado que mais vende para a Ceagesp. São 1.106,24 toneladas no ano vindas de plantações de Cotia. Ibiúna lidera o ranking com 24.038,90 toneladas e Piedade vem na sequência, com 7.011,68 ton.

Conhecido como repolho verde, origina-se da Europa mediterrânea e da Ásia Menor e pertence à família Brassicaceae, também conhecida por crucíferas. Classificada como uma hortaliça de cabeça, na qual as folhas superiores do caule crescem encaixadas umas nas outras, formando a chamada cabeça, que pode variar nos formatos arredondado, achatado, pontudo, oval ou elíptico. As folhas apresentam coloração verde clara, textura lisa e sabor suave.

Cultivado desde aproximadamente 2 mil anos a.C., é rico em fibras, vitaminas A, do complexo B, C e K, além de minerais como cálcio, enxofre, fósforo, selênio e compostos sulfurados, entre outros. Possui propriedades anti-inflamatórias, podendo ser consumido cru e em saladas, sendo também uma ótima opção de acompanhamento em refogados, sopas, caldos, assados e grelhados. Entre suas receitas mais populares, temos o chucrute, típico da Alemanha, e o tempurá, da culinária japonesa.

É uma hortaliça folhosa menos perecível em relação às outras, podendo durar até uma semana em temperatura ambiente. Cultivado em regiões de clima ameno, desenvolve-se em temperaturas entre 15°C e 21°C, adaptando-se a todos os tipos de solo, com um ciclo de cultivo de 90 a 120 dias. Com períodos de sazonalidade compreendendo os meses de março a maio, dependendo dos fatores de adubação, cultivo e clima, pode chegar a produzir de 40 a 50 toneladas/hectare.

Em 2024, foram comercializadas 34.872 toneladas de repolho verde na Ceagesp, com destaque para os estados de SP (98,8%), MG (0,4%) e PR (0,4%) como as principais origens.