Cotiana que mora em Bruxelas relata susto e confusão após atentado terrorista

Publicado por Jornal Cotia Agora às 8h15 – atualizado 12h04

Um atentado terrorista abalou a Bélgica na manhã desta terça-feira. Três explosões ocorreram por volta das 8h (4h no horário de Brasília) e até o momento deixaram 34 mortos e 170 feridos, segundo a imprensa belga.

Duas explosões aconteceram no Aeroporto de Zaventem e uma na estação de metrô Maelbeek, em Bruxelas.

As explosões do aeroporto foram causadas por um homem bomba e vozes em árabe foram ouvidas antes da explosão.

martaUma cotiana mora na Bélgica há 15 anos e conversou com o Jornal Cotia Agora logo de manhã. Ela relatou o susto que os funcionários do prédio onde trabalha levaram.

Marta Baliana é funcionária da Comissão Europeia e o prédio onde trabalha acabou afetado pela explosão do metrô.

Confira o relato de Marta:

“Estamos todos trancados aqui, sem poder sair, mas estamos todos bem. Está tudo confuso não tem como saber, mas falam de tiroteios na cidade toda, ninguém pode circular por que não sabemos se os ataques continuam ou não”.

As emissoras de TV mostram algo sobre o atentado?

-Não, não tem como circular neste momento, acho que não conseguem confirmar os rumores por que as ruas estão fechadas

Aqui no Brasil as emissoras mostram que houve ataque em uma estação de metrô, você confirma?

-Sim, a estação de metrô que fica aqui no bairro onde estão localizadas as principais instituições europeias e por ter os funcionários públicos europeus.

Como estão as informações, alguém deu alguma declaração, vocês sabem como agir neste momento?

-Não podemos circular, está tudo fechado, temos que ficar onde estamos por que parece que tem ataques ainda na cidade. Estamos agora tentando entrar em contato com os funcionários que não estão no prédio, mas não temos sinal de celular.

1929386_10154027359081506_8453638920693910022_nMarta enviou uma foto (AO LADO) da janela de onde trabalha e confirma que o local, ao lado da estação do metrô, funciona vários órgãos internacionais:

“O prédio marrom do lado esquerdo da Fito é o Conselho Europeu onde tem as reuniões com os chefes de estado, o outro de vidro é o Comitê das Regiões e o pedaço de prédio à direita é onde ficam os comissários europeus, o Berlaymont. Nas instituições europeias trabalham pessoas de 28 países diferentes e aqui também é o escritório da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), tem muitos militares trabalhando nos prédios do conselho e do EEAS, onde trabalho”.

Marta ainda conta que os belgas já esperavam por algum atentado terrorista após a prisão na semana passada do líder de uma facção responsável pelas explosões em Paris em 2015. Ele foi preso pela polícia belga.

Foto principal: Francois Lenoir- Reuters